A adutora de água bruta da Casan que fica no bairro Jardim América rompeu na noite da quinta-feira (3), causando a interrupção da captação de água do rio Negro. Água que vai para o reservatório para tratamento para posteriormente ser distribuída no sistema de abastecimentos do município.
Desde o momento que foi identificada a situação as equipes técnicas da Casan trabalharam para a troca da peça que pesa cerca de 400 kg. O local onde fica a adutora é de difícil acesso e o serviço foi praticamente 100% braçal com a peça que seria trocada substituída por volta das 21h de ontem e o recalque (captação) de água bruta seria retomado às 22h.
Neste período de 24h a sistema de abastecimento de água em Mafra ficou comprometido trabalhando apenas com o que tinha nos reservatórios. E devido a compreensão da população em economizar a água neste período – a Casan fez ampla divulgação do problema para alertar da possível falta da água – apenas algumas localidades, aquelas mais altas e as que ficam mais distantes, ficariam sem água após as 15h de ontem, estima o gerente Honório Fragoso em conversa com nossa reportagem.
A previsão da Casan é que após 10h de recalque – perto das 6h de hoje – a reservação fique pela metade, e que a partir do meio-dia o abastecimento se normalize principalmente nas áreas mais altas.
ESTIAGEM NÃO DEVERÁ AFETAR O ABASTECIMENTO EM MAFRA
Nossa reportagem também indagou o gerente local da Casan, sobre uma possível falta de água em Mafra devido à estiagem, o que já está ocorrendo em alguns municípios vizinhos.
Honório disse que a situação ainda está tranquila com relação a uma possível falta de água devido à falta de chuvas e que dificilmente haverá problemas quanto a isto em Mafra. Lembrou que no ano passado ocorreu um grande período de falta de chuvas, maior até do que atravessamos neste momento, e não faltou água no município, tranquilizou a população com relação a um possível racionamento ou mesmo falta de abastecimento devido à falta de chuvas que atravessamos.