Santa Catarina tem trĂȘs linhas de ferrovias e duas, as principais, passam por Mafra, uma que liga SĂŁo Francisco do Sul/Porto UniĂŁo/Rio Grande do Sul e outra que liga Mafra/Lages/Rio Grande do Sul. Ambas as linhas sĂŁo administradas de alguns anos para cĂĄ pela Rumo LogĂstica. Anteriormente, antes de ser privatizada, a concessĂŁo pertencia a ALL (AmĂ©rica Latina LogĂstica).
As duas linhas formam um corredor por onde passa boa parte dos produtos e insumos produzidos no nosso estado, mas boa parte dela tambĂ©m estĂĄ âabandonadaâ.
São diversos os flagras de trechos da ferrovia tomadas pelo mato, sem falar dos vagÔes abandonados enferrujando, virando criadouro de insetos, sendo usados como esconderijo para usuårios de drogas e até mesmo moradia de sem teto.
Alguns destes vagĂ”es estĂŁo prĂłximo a SecretĂĄria Municipal da AssistĂȘncia Social, que fica na antiga estação ferroviĂĄria, um ponto turĂstico de Mafra, e a outra parte deles espalhadas nas demais malha ferroviĂĄria do municĂpio, muitos deles na localidade do EspigĂŁo do Bugre no km 09 da Br-280. A retirada deles jĂĄ foi atĂ© motivo de ação do MinistĂ©rio PĂșblico Federal.
A Rumo alega que pegou os mesmos nesta condição e dentro das possibilidades e limitaçÔes de espaço e recurso financeiro deverå definir os destino dos mesmos.