Na última sessão o comandante do Grupamento Especial de Mafra (Gemfa), tenente coronel PM Marcelo Pereira, esteve na Câmara de Vereadores de Itaiópolis, onde usou a tribuna da casa para explanar e mostrar alguns dados sobre a segurança em Itaiópolis.
Ele mostrou algumas informações do departamento de inteligência da Polícia Militar referente a nossa cidade, no período de janeiro a maio deste ano, com um comparativo com o ano passado: em 2017 tivemos 20 furtos contra 41 deste ano; roubo foram 10 em 2017 e apenas 2 este ano; em 2017 foram registrados 9 casos de violência doméstica e agora em 2018 – 13; perturbação de sossego foram 22 em 2017 e agora em 2018 – 24; entre outros números.
O que chamou a atenção nos dados apresentados é que 80% dos envolvidos em ocorrências em Itaiópolis estão na faixa de idade entre 18 e 34 anos, sendo a maioria acima dos 25 anos.
O comandante da PM disse ser importante a participação da comunidade para o processo de construção da sensação de segurança, como a criação de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Rede de Vizinhos, Proerd, Vídeo Monitoramento, entre outros projetos preventivos. Onde para que estes projetos sejam efetuados é fundamental a participação do poder executivo, poder legislativo, empresários, comércio e a comunidade auxiliando financeiramente na aquisição de tecnologia de comunicação e equipamentos adequados ao trabalho a ser desenvolvido. Um exemplo, para melhor eficiência da Patrulha Rural o ideal é um veículo potente com tração 4×4, onde a sociedade civil organizada fornece o equipamento e a PM entra com o efetivo policial na execução do projeto.