Saúde de Mafra intensifica vacinação contra a Febre Amarela

Por Gazeta de Riomafra - 20/06/2018
?

A Secretaria de Saúde de Mafra, visando imunizar a população contra a febre amarela, está intensificando a vacinação. Esta será realizada prioritariamente nos domicílios da área rural do município. Será realizada casa a casa a verificação do cartão de vacinação e posteriormente feita a imunização daqueles que tiverem indicação. De acordo com a enfermeira Francesli Pereira, da Vigilância Epidemiológica de Mafra, esta ação tem objetivo de conferir a vacinação contra a Febre Amarela de 100% dos moradores da área rural do município que estejam na faixa etária de 9 meses a 59 anos de idade. “As Equipes de Saúde da Família (ESFs) através dos agentes comunitários de saúde e vacinadores realizarão ações de busca ativa, visita casa a casa nas comunidades, verificação das carteiras vacinais e aplicação da vacina nos não vacinados”, explicou.

População da área urbana

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde do município. Pessoas não vacinadas podem comparecer nas unidades durante o horário normal de atendimento das mesmas para tomar a vacina. Vale lembrar que quem for tomar a vacina deve levar consigo a carteirinha de vacinação.

Mafra em números

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, Mafra tem uma população rural de 11.594 habitantes, e destes 3.505 ainda não se vacinaram. De janeiro até o dia 18 de junho deste ano foram aplicadas 2.171 doses da vacina contra Febre Amarela em moradores da área rural e urbana que ainda não estavam imunizados. “É importante destacar que Mafra é área de recomendação da vacina contra Febre Amarela desde 2008. A vacina deve ser realizada em crianças de 9 meses a adultos de 59 anos em dose única”, lembrou mais uma vez a enfermeira.

Saiba mais sobre a Febre Amarela

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.  A doença não é passada de pessoa a pessoa.  A pessoa apresenta os sintomas iniciais de três a seis dias após ter sido infectada. Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. O Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida desde 2017, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar. 

Fonte: Vigilância Epidemiológica Mafra – Telefone: 47 3642-5867 / Secretaria Municipal de Saúde – Telefone: 47 3645-3931.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.