Aconteceu na última sexta-feira 29, a reunião ordinária mensal do Fórum Permanente do Plano Municipal de Educação, quando foram discutidos os seguintes temas:
– Comentário sobre a Audiência Pública onde ocorreu a aprovação do 1º Relatório Bienal do PME;
– Apresentação do Relatório das Metas do PME – Maio de 2018, por solicitação do – Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina;
– Apresentação de estratégias que possibilitem maior participação, nas reuniões, dos membros do Fórum Municipal de Educação;
– Comentário da necessidade de Alteração da Portaria, devido membros não estarem mais vinculados aos órgãos que compõem o FME;
– Apresentação dos questionários de Monitoramento e Avaliação das Metas e Estratégias do PME, (1º semestre/2018) que estão sendo respondidos nas unidades escolares e órgãos do município.
A reunião cumpriu o calendário estabelecido pelo regimento interno do Fórum Municipal de Educação, que determina a realização de reunião semestral.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O relatório bienal do Plano Municipal de Educação – PME, vigência de 2014 a 2024 foi aprovado em audiência pública realizada em outubro de 2017, quando representantes das instituições organizadas do município e a sociedade em geral participaram da aprovação. A íntegra do relatório encontra-se publicado no site www.mafra.sc.gov.br, na página da Secretaria Municipal de Educação.
O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada Município. É também um instrumento de cidadania e uma garantia de direitos, além de ser instrumento fundamental contra a descontinuidade das políticas uma vez que, norteia a gestão da educação.
O Plano Municipal de Educação aborda o conjunto de todo atendimento educacional existente no município envolvendo, as escolas municipais, estaduais e rede privada, nos diferentes níveis e modalidades da educação, das creches até a universidade e que, portanto, deve contar com a participação do governo e da sociedade civil.