A família Schellin está em contagem regressiva torcendo para que chegue logo o fim de semana (20 e 21) quando, em paralelo aos festejos do centenário da cidade, vai se reunir em Itaiópolis.
O segundo encontro dos descendentes dos imigrantes alemães Augusto Germano Schellin e Maria Flora Kühl Schellin tem programação especial, que inclui participação no desfile cívico municipal e cerimônia ecumênica, e que vai culminar com almoço e confraternização na ASPI- Associação dos Servidores Públicos de Itaiópolis. E, para participar dessa maratona, Schellin’s de várias cidades brasileiras já começam a chegar em Itaiópolis. Falamos dos vários descendentes dos cinco filhos de Maria e Augusto: Carlos, Ewaldo, Ernesto, Eliza e Nadir.
OS ANTEPASSADOS
Augusto Germano Schellin teve um papel especial em Itaiópolis. Foi delegado quando os detentos trabalhavam fazendo valetas e abrindo ruas, funções que acompanhava de perto ao levar os presos de manhã e trazer de volta à cadeia no final do dia.
Augusto também foi indicado pelo padre, na época da construção da igreja matriz, para junto a um outro cidadão ir à Curitiba, comprar a imagem que até hoje se encontra no altar do templo antigo.
Luterano, ele ajudou na construção da igreja luterana de Itaiópolis e incentivou a edificação do Clube 16 de Abril, reconhecido ponto de lazer da cidade por gerações, além de ser músico na banda local.
O filho de Hermann August Gottlieb Schellin e Willelmine August Emilie Brener morreu em 1959, aos 84 anos, enquanto sua esposa (filha de Nicolau Kühl e Luiza Bley Kühl) faleceu aos 90 anos, legando aos seus descendentes muita garra e admiração por eles e pela cidade que os acolheu. PARABÉNS ITAIÓPOLIS!!!