Mafra e região poderá ficar sem a Regional da Saúde

Por Gazeta de Riomafra - 26/11/2018

Nesta semana o novo governador eleito do estado, Carlos Moisés da Silva, anunciou que irá fechar todas as Agências de Desenvolvimento Regional (ADR). Porém o que tem deixado os mafrenses e as cidades vizinhas mais apreensivas é a possibilidade da Regional da Saúde (GERSA) ser fechada em Mafra sendo transferida para Joinville.

Se realmente isso acontecer o prejuízo para Mafra e região será grande, pois todo o atendimento realizado aqui será feito em Joinville que atende hoje aproximadamente um milhão de pessoas.

Hoje a Regional da Saúde em Mafra é atende 13 municípios (Mafra, Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Três Barras, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Campo Alegre, Itaiópolis e Major Vieira), uma população de mais de 375 mil habitantes.

O caso também preocupa a Câmara de Vereadores, onde os edis aprovaram uma moção de apelo para que a Regional permaneça no município. Os vereadores destacaram que o Hospital São Vicente de Paulo é referência na região em diversas modalidades de atendimento e cirurgias, apontam ainda a Maternidade Dona Catarina Kuss, também uma entidade de saúde referência no planalto norte.

Em Mafra a Regional de Saúde é responsável por vários serviços como: serviços de epidemiologia, distribuição de vacinas e soros, farmácia para grupos especializados e de medicamentos de alto custo, controle de zoonoses, acompanhamento de prontuário, procedimentos e exames feitos nos hospitais, entre outros serviços.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em contato com alguns servidores, nossa redação foi informada que até o momento o governo de transição não fez nenhum comunicado oficial sobre o possível fechamento da Regional da Saúde e de sua transferência, Segundo eles, estão trabalhando normalmente, porém comentam que se isto ocorrer, será um retrocesso de 20 anos e transtorne imenso para os munícipes da região.

Entende-se que áreas como: saúde, educação, segurança e energia, a centralização pode causar inúmeros prejuízos na vida do cidadão, tanto que estas áreas ao longo do tempo foram descentralizadas no estado, justamente para facilitar e agilizar o atendimento ao cidadão.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.