Na manhã desta sexta-feira (7), as Prefeituras de Mafra e Rio Negro realizaram uma reunião técnica no auditório Walmor Haas Furtado (Salão Azul) no 3º piso do Paço Municipal de Rio Negro para a implantação do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana – CIMU. A reunião contou com a participação do Jefferson Araújo Veras e do Aristotelles Teixeria Mesquita, ambos do CIMU de Timon-MA/Teresina-PI, diretor executivo e contador, respectivamente. Jefferson também é servidor efetivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, cedido para a Prefeitura de Timon.
Estavam presentes na reunião secretários municipais, técnicos das Secretarias e procuradores, das duas Prefeituras de Riomafra, além do presidente da Câmara de Vereadores de Mafra.
A reunião técnica serviu como base para Mafra e Rio Negro efetivarem o CIMU, onde os dois representantes do Consórcio de Timon-MA/Teresina-PI compartilharam a experiência da implantação nos dois municípios da região nordeste, orientando e tirando as dúvidas dos profissionais das duas prefeituras locais.
Durante a reunião eles pontuaram que hoje a linha semi-urbana (Faxinal/Bom Jesus) está na pauta para ser licitada pela ANTT, mas caso o consórcio seja efetivado o lote desta linha sairá do processo licitatório, assim como a linha Timon/Teresina.
Explicou ainda que caso a ANTT licite a linha semi-urbana (Faxinal/Bom Jesus) será nos moldes da Agência que não leva em conta as particularidades dos dois municípios. Dando o exemplo que no caso da meia-passagem para estudante, um benefício, será cortado, pois não existe lei federal que determine esse tipo passagem de ônibus.
Pontuou que com o consórcio os sistemas de Mafra, Rio Negro, e da linha semi-urbana poderão ser integrados e atendidos por apenas uma licitação, sem a necessidade de cada cidade promover um processo licitatório para o transporte coletivo. Destacou que o CIMU de Timon/Teresina já está na fase do processo licitatório das linhas do transporte coletivo, o que deve acontecer agora no início de 2019.
O CIMU de Mafra/Rio Negro já tem a suas leis ratificadoras aprovadas pelas duas Câmaras Municipais, agora os dois municípios deliberam para a sua efetivação.
Com o consórcio a administração da linha Faxina/Bom Jesus, passaria, através de convênio assinado com a ANTT para o CIMU, que também administraria as linhas de Mafra e Rio Negro, promovendo assim uma integração entre os sistemas e realizando o processo licitatório do transporte coletivo em Riomafra.
Segundo o secretário de Administração da Prefeitura de Mafra, Alexandre Solesinski “a concretização do consórcio tem em vista a segurança jurídica, melhoria contínua e modernização dos serviços, além de garantir maior agilidade no que diz respeito à tomada de decisões, pois essas serão tomadas em comum acordo com os dois municípios que conhecem a realidade do sistema de transporte público”.