O segundo encontro das Rodadas Microrregionais ocorreu no municÃpio de Itaiópolis, na Associação da Erva-mate. Cerca de 30 dirigentes sindicais, diretores e representantes da Microrregião se reuniram na última terça-feira (19) e quarta-feira (20), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis, para discutir o futuro do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e da Agricultura Familiar Catarinense.
Durante os dois dias de atividades, as lideranças sindicais da Astramate, que abrange os municÃpios de Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Canoinhas, Porto União, Irineópolis, Três Barras, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Timbó Grande, São Bento do Sul e Rio Negrinho, participaram de palestras e discussões sobre os desafios enfrentados pelo movimento sindical.
As dinâmicas motivacionais e trabalhos em grupo, onde os participantes expõem opiniões e trocam ideias, são ministrados pelos engenheiros agrônomos Geraldo Buogo e Nestor Luiz Breda, que têm a missão de fazer com que os dirigentes reflitam sobre o atual cenário e busquem soluções para as dificuldades e mudanças que estão ocorrendo de forma acelerada, preocupando toda a sociedade brasileira.
Com o tema “O futuro do Movimento Sindical está em nossas mãos. Desafios e estratégias de atuação junto à s basesâ€, as Rodadas Microrregionais têm o objetivo de avaliar e construir, junto com a base, ações que fortaleçam o movimento sindical, articulando as lutas contra as propostas que enfraquecem a categoria e reduzem os direitos já conquistados para a Agricultura Familiar do estado.
Preocupada com o futuro das 164 mil famÃlias agricultoras de Santa Catarina, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa da população todos os dias, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) percorrerá as 17 microrregiões do Estado para ouvir os dirigentes sindicais e construir novas ações e estratégias que fortaleçam o Movimento Sindical. Assim que encerrar o roteiro, quatro representantes de cada Microrregião vão se reunir para criar um planejamento estratégico para o Movimento Sindical, atendendo as demandas e particularidades de cada região do estado.
O presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, salienta que os encontros buscam discutir estratégias para enfrentar as dificuldades que têm preocupado a Fetaesc e demais entidades representativas do setor produtivo. “As medidas tomadas pelos governos Estadual e Federal que alteram os subsÃdios de impostos aos insumos agrÃcolas e energia elétrica rural são algumas das nossas preocupações por demonstrarem a falta de reconhecimento e valorização da agricultura, que contribui significativamente com o desenvolvimento da economia de Santa Catarinaâ€, explica Dresch.
O próximo encontro das Rodadas Microrregionais será no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massaranduba, na Microrregião Litoral Norte.