Cerca de 70 estagiários que já estão atuando em escolas da rede municipal de ensino de Mafra que possuem alunos com necessidades especiais participaram na manhã de sexta-feira (8) na sede da Secretaria Municipal de Educação, de uma reunião preparatória para o trabalho. A prática é recorrente na rede, face à grande oscilação de estagiários nas escolas, sendo constante a orientação e o acompanhamento das atividades por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Atualmente as escolas do município contam com cerca de 120 alunos inclusos e os estagiários atuam nas salas de aula em que eles se encontram, auxiliando o professor nas tarefas cotidianas, mas com um olhar especial e atencioso para com esses alunos.
Durante a capacitação os estagiários foram orientados quanto à sua função em sala de aula bem como quanto às regras de convivência.
SUPORTE NECESSÁRIO
Conforme explicações de Ana Claudia Rauen, coordenadora do setor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria, a capacitação realizada pela equipe do AEE visa prepará-los para o contato com os alunos com necessidades especiais “com ética, verdade, justiça e solidariedade, demonstrando amor e carinho para com seu aluno, pois o estagiário é o suporte que ele necessita”. Ela destacou que o quem vai mudar a história da escola é o professor, enquanto profissional, mas que todos devem se perguntar como é possível fazer a diferença no atendimento à criança inclusa.
A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado deu as boas vindas a todos, ressaltando a importância do estagiário no trabalho desenvolvido em cada escola, e enfatizou sobre como a atuação efetiva de cada um pode fazer a diferença no trabalho de inclusão.