Na noite desta segunda-feira (25), durante a sessão ordinária da Câmara, o vereador Adilson Sabatke (PP), apresentou um requerimento solicitando que a Secretaria de Estado da Saúde, através da Maternidade dona Catarina Kuss (MDCK), crie o HemoMafra e que o órgão seja associado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc.
O vereador destaca no requerimento que a região do planalto norte precisa de uma unidade de coleta de sangue para facilitar a logÃstica dos hospitais e prontos atendimentos. Aponta ainda que o hemocentro mais próximo fica mais de 100 quilômetros de Mafra e que um hemocentro aqui no municÃpio atenderia aproximadamente 400 mil pessoas.
Destaca que a Maternidade dona Catarina Kuss, por ser uma unidade de saúde estadual, teria condições de acrescentar o HemoMafra com investimento do estado em infraestrutura e equipe técnica, credenciado e associado o hemocentro ao Hemosc.
O requerimento enfatizando que a medida é importante para aproximar o atendimento com a coleta e o fornecimento de materiais de transfusão: Plasma, eritrócitos, plaquetas, entre outros, para os hospitais e unidades de saúde da região do planalto norte.
Desde o inÃcio de 2017 a região do ficou sem um local para coleta e processamento de sangue quando a unidade do Hemosc em Canoinhas foi fechada, obrigando os doadores a se deslocarem até Joinville ou Jaraguá do Sul para fazer a doação.
Isso seria ótimo! Atenderia de imediato o nosso hospital q já é regional, envolve varios municÃpios e com certeza facilita os doadores devido à localização!