O vereador mirim Cauã Felipe Gomes da Silva, da Escola de Educação Básica Monteiro Lobato, foi diagnosticado com autismo aos seis anos. De lá para cá, Cauã com apoio da famÃlia e da escola vem quebrando barreiras e mostrando que a inclusão é possÃvel. Na última terça-feira, 02 de abril, foi o dia Mundial da conscientização do Autismo.
Durante o processo eleitoral na escola, Cauã não teve dúvidas e decidiu participar da corrida eleitoral para vereador mirim. A diretora da unidade escolar, Nelci Aparecida Alves de Oliveira, destacou que Cauã é tratado igual aos demais alunos – seguindo regras e cumprindo deveres –  e é incentivado a participar de todas as atividades da unidade escolar. Cauã é membro da banda marcial, ele toca bumbo fuzileiro. Também participa de ações nos finais de semana que buscam melhorias para o espaço escolar, como pintura dos muros e atividade na horta.
Na escola Monteiro Lobato há cerca de 30 alunos na educação especial. A unidade escolar está com alunos inclusos com baixa visão, autismo, sÃndrome de Down, sÃndrome de Asperger, transtorno opositor e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDH). Os alunos inclusos têm direito ao segundo professor em sala de aula, o qual é responsável por acompanhar o planejamento dos professores regentes para organizar ou propor adequações curriculares e procedimentos metodológicos diferenciados aos alunos da educação especial. Além disto, os alunos têm o Atendimento Educacional Especializado que é uma espécie de reforço no contraturno.
Para a corrida eleitoral, Cauã teve apoio da 2ª professora, Rejane Reis Danieleviz. A professora contou que Cauã elaborou suas propostas de campanha e treinou bastante para a apresentação. Para ela, é um exemplo de superação, porque Cauã mostra vontade de ir sempre além e enfrentando suas dificuldades.
O vereador mirim Cauã afirmou que decidiu participar do projeto para mudar a sociedade, a escola e o municÃpio. Segundo Cauã, suas propostas envolvem acessibilidade, meio ambiente e educação. A expectativa de Cauã é grande para a 2ª legislatura da Câmara Mirim.
DIAGNÓSTICO
Ao contrário das outras crianças, Cauã demorou a andar e a falar. A mãe, Fernanda Costa de Souza, percebeu que o filho era diferente e buscou ajuda em diversos especialistas, mas o diagnóstico veio aos seis anos. Ele foi diagnosticado com sÃndrome de Asperger que é uma perturbação do desenvolvimento caracterizada por dificuldades significativas em relacionamentos sociais e comunicação não verbal, a par de interesses e padrões de comportamento restritos e repetitivos.
Naquela época, Cauã foi matriculado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em 2013, Fernanda foi matricular outros dois filhos na Escola de Educação Básica Monteiro Lobato e a direção perguntou por que Cauã não frequentaria a escola. Naquele momento, Fernanda descobriu a educação especial. Cauã fez um teste e foi matriculado na 3º ano.
– Cauã é uma criança normal com rituais e rotinas dele. É difÃcil para ele sair da rotina. Como mãe, me sinto orgulhosa ao perceber a evolução dele a cada passo. Sabemos das suas dificuldades, mas também sabemos que ele é esforçado para superar – enfatizou Fernanda.