Relações humanas no trabalho, conceitos de legislação trabalhista e previdenciária e causas e origens de acidentes são alguns dos assuntos abordados no curso de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. A capacitação é oferecida gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), que atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Em abril o treinamento será realizado em Mafra no período de 08 a 11.
A qualificação abordará a investigação de acidentes de trabalho, princípios gerais de higiene no trabalho, ergonomia, riscos ambientais, uso e conservação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s), inspeção de segurança no trabalho e proteção de máquinas e equipamentos. Além de noções de primeiros socorros e de combate a incêndio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e dependência química.
Além desse curso, o Senar/SC promove, no mês de abril, outros 324 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 5.184 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
NA REGIÃO
Na região Norte ocorre o curso de criação de bezerras e novilhas nos dias 01 e 02 em Porto União. Nos dias 11 e 12 as capacitações em cultivo de plantas medicinais e olericultura básica serão realizadas, respectivamente, em Joinville e Mafra. O treinamento em qualidade do leite será promovido nos dias 16 e 17 em Major Vieira. Nos dias 17 e 18 o município de São Francisco do Sul terá a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar. Nos dias 25 e 26 o município de Papanduva receberá a capacitação em manejo de gado leiteiro.