Foi por volta do século XVIII, antes mesmo da fundação do estado do Paraná, que a história da cidade começou a ser escrita. Duas famÃlias (Branco e Preto), interessadas no cultivo da erva-mate, delimitaram as terras à direita do Rio da Várzea (entre as linhas Arroio do Turvo e Arroio do Campina). No espaço que restou entre os Brancos e os Pretos, um homem chamado Bento de Morais acabou fixando residência, por volta de 1800.
O cultivo da erva-mate acabou trazendo diversas pessoas. Entre elas, Serafim Brabo, pai do conhecido Victor Ferreira do Amaral. Aos poucos, todas essas pessoas que iam chegando, foram construindo o que é, hoje, a amada Quitandinha, lar de mais de 20 mil pessoas.
A emancipação veio oficialmente em 1961, de modo que a cidade completa 58 anos no próximo dia 13 de junho. Para comemorar, a Prefeitura realizará uma solenidade de aniversário, com Ato CÃvico, Santa Missa, Desfile CÃvico e ainda apresentações da Banda Escola Municipal (fanfarra) de Fazenda Rio Grande e da Banda da PolÃcia Militar.
Organizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esportes, o desfile cÃvico contará com os alunos das Escolas Municipais, Colégios Estaduais, Apae, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos, alunos da Escolinha de Futebol Furacão e ainda alunos do municÃpio que estudam no Colégio Sesi de Rio Negro.
“Estamos fazendo um evento bem bonito. Tenho certeza que todos vão se emocionar. Quitandinha é uma cidade muito boa de morar e precisamos desejar os parabéns assim, com a participação de todos. Prestigiem essa comemoração!â€, convida a prefeita Maria Julia.
A programação começa à s 8h, com o Ato CÃvico e hasteamento da bandeira, em frente à Prefeitura Municipal; em seguida, todos são convidados a participar da Santa Missa na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, à s 9h. O desfile cÃvico será à s 9h40, começando na Escola Municipal Leonor M. de Andrade e indo até a Avenida, em frente à loja Aki Tem, passando pela Rua José de Sá Ribas.