No inÃcio da tarde desta quinta-feira, dia 4, o 9º Batalhão Militar realizou um Simulado Regional de Atendimento a Ocorrência de Grande Vulto. A ação vai foi na BR-116 na altura do km 8. O trânsito no local foi bloqueado e desviado para as marginais.
Coordenado pelo Corpo de Bombeiros de Mafra, Defesa Civil e Samu a ação contou ainda com a participação dos Bombeiros Militares de Canoinhas, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Rio Negro, Samu de Canoinhas e Rio Negrinho, Exército, PolÃcia Militar de Santa Catarina, Defesa Civil Estadual, Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, PolÃcia Rodoviária Federal, Instituto Geral de PerÃcias, Arteris Planalto Sul – AutoPista, UPA de Mafra, Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Bom Jesus, Maternidade Dona Catarina Kuss, Instituto do Meio Ambiente, e professores e alunos da UnC Mafra.
O cenário desenvolvido para o simulado envolveu várias vÃtimas – 25 pessoas – dentro de um cenário caracterizado como uma ocorrência de acidente de trânsito entre ônibus, carros e veÃculo de transporte de produtos perigosos, evolvendo ainda caso de embriaguez ao volante.
Dentro da encenação à s 14h populares e vÃtimas ligaram para os números de emergências – 190 da PMSC, 191 da PRF, 192 do SAMU, 193 do Corpo de Bombeiros Militar e 0800 da Arteris Planalto Sul – AutoPista – solicitando socorro e o atendimento informando o acidente. Cinco minutos após a primeira ligação a primeira viatura chegou ao local (14h05min), seguida das demais. Às 15h, aproximadamente, foi iniciada a desmobilização de recursos e a operação foi encerrada as 15h29.
Segundo a coordenação do simulado o resultado foi excelente, com um tempo de resposta e uma atuação rápida e efetiva.
No total foram mobilizadas 29 viaturas para a ação simulada sendo: 11 ambulâncias, três caminhões de Busca Resgate e Salvamento – ABTR, um caminhão Auto Tanque para combate a incêndios – AT , três caminhonetes Auto Resgate – AR, três caminhonetes de apoio e de Defesa Civil, oito viaturas Policiais e do IGP, e ainda dois Drones, um utilizado para registro fotográfico e outro, o Drone HORUS-08 do CBMSC, utilizado na identificação de produtos perigosos, vÃtimas e riscos adicionais. Participaram do simulado 64 profissionais de diversas áreas das instituições participantes, além dos profissionais que atuaram nos ambientes hospitalares e de pronto atendimento.
O objetivo do era testar a capacidade do sistema de emergência disponÃvel para atuação no planalto norte de Santa Catarina, assim como a integração das equipes e recursos disponÃveis, possibilitando a melhoria contÃnua da resposta a emergências em nossa região.