Epagri manterá aberto o escritório em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 09/08/2019

Em junho a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri – anunciou o que o planalto norte teria apenas uma regional. O escritório de Mafra perderia o status de regional ficando subordinado a Canoinhas, assim como as cidades de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

Na época a gerência regional do planalto norte pontuou que a unidade de Mafra apenas perderia o status de regional, e que os serviços prestados, assim como o número de funcionários continuariam iguais, sem alterações. Destacou ainda que com a nova composição os trabalhos e projetos desenvolvidos na região seriam fortalecidos. Porém tal afirmação não convenceu o executivo, parte do legislativo e muitos agricultores que entendem que os serviços e principalmente o atendimento ficarão prejudicados com a transferência da regional para Canoinhas.

Porém ainda no mês de julho, o escritório em Mafra começou a divulgar que iria fechar devido a não renovação de um contrato de convênio entre o município e a empresa de pesquisa.

Um comunicado assinado pelo gerente regional, Daniel Uba, informava que a partir do dia 1º (quinta-feira) deste mês as atividades do escritório municipal em Mafra seriam encerradas devido ao fato da Prefeitura não ter assinado o contrato Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), serviços prestados pela Epagri.

Além do comunicado foi distribuído um folder que também informava o fechamento do escritório, alegando que o fato não tinha relação com a transferência da regional para o município de Canoinhas e sim com a não renovação do convênio. O folder trazia ainda a informação que serviços como a emissão da DAP´s, distribuição dos programas de calcário e milho, entre outros seriam suspenso. Também fazia um agradecimento aos agricultores pela parceria e participação nos eventos e ações desenvolvidas pela Epagri.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Porém nesta segunda-feira (5) um novo comunicado, também assinado pelo gerente regional, comunicava que a partir de ontem (terça-feira, dia 6) as atividades do escritório seriam retomadas normalmente. No comunicado agradeciam ainda a Prefeitura de Mafra pela assinatura do convênio que possibilitou a continuidades dos serviços da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural no município.

Em nota da Secretaria Municipal de Agricultura de Mafra, diz que a suspensão do convênio com a Epagri foi por não concordar com a unificação das regionais de Mafra e Canoinhas, onde o município perde toda a estrutura regional. Segundo a nota a atitude trouxe incerteza para o setor agrícola, sem a garantia de permanência do corpo técnico, bem como dos trabalhos e projetos desenvolvidos em Mafra e na região, mas mesmo assim manteve internamento os trâmites para a assinatura do convênio. Destaca que as incertezas quanto à permanência de profissionais e das ações promovidas pela Empresa de Pesquisa continuam. Afirma a indignação com a unificação que na opinião da Secretaria foi prejudicial ao município.

LEIA A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA

Nota de esclarecimento – Convênio com a Epagri

A Secretaria Municipal de Agricultura vem a público esclarecer que a manutenção do convênio com a Epagri foi suspenso diante da indignação com a unificação, por parte do Governo do Estado, das Gerências Regionais da Epagri de Mafra e de Canoinhas, sendo que desta forma nosso município perdeu esta importante estrutura regional, que agora está sediada unicamente em Canoinhas e passa a atender treze municípios. Uma atitude que trouxe grande incerteza para o setor, sem garantias de permanência do imprescindível e valoroso corpo técnico aqui lotado, bem como dos trabalhos e projetos desenvolvidos em Mafra e região. A secretaria esclarece ainda que, mesmo diante da surpresa com este processo arbitrário que extinguiu a Gerência Regional da Epagri de Mafra, já mantinha tramitando internamente a renovação do convênio, que irá permanecer, enfatizando porém que as incertezas permanecem, assim como a indignação com o que, sob a ótica desta Secretaria, foi prejudicial ao nosso município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.