Repleta de glamour, beleza e muita expectativa, a noite da última sexta-feira (16) revelou aos mafrenses a nova realeza que passará a representar o município na 2ª Festa das Etnias: Raissa Bianca Guerber Brum Bandeira, como Rainha; Rafaela Mariane Schultz, como 1ª Princesa; e Rubiane Socodolski, como 2ª Princesa.
O baile de escolha foi realizado pela Prefeitura Municipal de Mafra, sendo promovido pela RA Produções, com apoio da Márcia Modas e Eliane Noivas. Em seu discurso, na abertura do evento, o prefeito Wellington Bielecki parabenizou todas as candidatas, salientando a importância da diversidade de etnias presente no município para a criação da identidade mafrense.
Em seguida, o público conheceu a comissão de jurados, composta pela fotógrafa formada em moda, Bia Hertzing; pela Miss Teen Terra Santa Catarina 2017 e Miss Model Teen Santa Catarina 2019, Eduarda Streit; pela Rainha do Centenário de Itaiópolis e da 20ª Festa do Boi Ralado de Itaiópolis, Maria Eduarda Trierweiler; pela Rainha do Centenário de Mafra, Jéssica Zimcovicz; e pelo doutor em Educação Física, professor e palestrante, Daniel Petreça. Coube a eles a difícil missão de escolher a realeza da festa, com base nos quesitos simpatia, beleza facial, postura corporal, desenvoltura na passarela, capacidade de comunicação e torcida organizada. Foram realizados dois desfiles, sendo o primeiro em grupo, quando cada candidata desfilou com a bandeira de uma etnia, e o segundo individual, quando as candidatas tiveram a oportunidade de responder a uma pergunta sorteada na hora, entre dezessete opções – as perguntas não retornavam ao sorteio, para que cada jovem pudesse responder a uma questão diferente.
EXPECTATIVA E EMOÇÃO
O nervosismo, que já era grande, ficou ainda maior após o desfile, enchendo de expectativa as candidatas, os familiares e as torcidas presentes ao evento. Após a apuração, Sttefani Caroline Pereira Bordenski, Kamila Zietz e Francini Henning desfilaram pela última vez como rainha e princesas, após um ano representando a realeza da 1ª Festa das Etnias. Todas enfatizaram, em seus discursos, a alegria de representar o município. Em seguida, as candidatas voltaram a ficar sob os holofotes, esperando o resultado que, ao ser divulgado, deixou Raissa, Rafaela e Rubiane muito emocionadas. Após a coroação, as novas rainha e princesas receberam, do prefeito Wellington Bielecki, da primeira-dama Iara Bielecki, e da diretora de Cultura da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Eliane Strapasson, flores e prêmios patrocinados pela Relojoaria e Ótica Record, Sesc, Lojas Zaine, Cacau Show e Deslumbre Semi-joias, Bijuterias e Acessórios. Todas as candidatas também receberam brindes, entregues pelas autoridades e pelos jurados. Em seguida, com animação da banda Europa Show, a valsa da realeza deu início ao baile.
A REALEZA PELA REALEZA
Raissa, a nova rainha da Festa das Etnias, tem 19 anos, 1,72 metro, olhos castanhos claros e representa as etnias alemã e portuguesa. Em seu tempo livre, gosta de assistir séries e filmes, ler livros e ficar com a família. Já Rafaela, 1ª Princesa, tem 18 anos, 1,68 metro, olhos castanhos escuros e representa a etnia luxemburguesa. Nas horas de lazer costuma ler, assistir filmes e estudar, além de sair com amigos e familiares. Por fim, a 2ª Princesa Rubiane tem 23 anos, 1,60 metro, olhos castanhos e representa a etnia polonesa. Gosta de viajar e sair com amigos e família no seu tempo livre.
Mas como será que foi, para as eleitas, acordar na manhã seguinte ao baile sabendo que agora fazem parte da realeza da 2ª Festa das Etnias?
“Tudo parecia um sonho, não havia caído a ficha ainda. Foi lindo, incrível, vendo muitas pessoas me darem parabéns, pessoas falando que estavam torcendo por mim e que Mafra estará muito bem representada”, disse Raissa. A opinião foi compartilhada por Rafaela, que disse que “foi muito emocionante e gratificante – parecia mentira!”, e por Rubiane, que falou que foi como “acordar para um novo dia e não acordar desse sonho que se realizou”.
As representantes da realeza também contaram o que esperam do reinado: “Espero poder sempre transmitir, de alguma forma, a simplicidade e gratidão que carrego comigo”, disse Rubiane. Rafaela complementou dizendo que espera “que o reinado continue a ser incrível como já está sendo, com várias pessoas especiais ao meu lado”. E Raissa finalizou dizendo que “vou dar o meu melhor, cumprir com responsabilidade e compromisso. Vou demonstrar honra e amor para toda a população por estar sendo Rainha da cidade onde nasci, cresci e vivo até hoje.”
Por fim, disseram o que significa para elas ser parte da realeza da 2ª Festa das Etnias. “Ser princesa é representar a força e a garra da mulher mafrense. Tenho muito orgulho da cidade onde eu nasci e acredito que ser princesa não é apenas ter um título e uma coroa… é firmar um compromisso com a cidade que tanto amo”, contou Rafaela. Rubiane disse ainda que ser Princesa da Festa das Etnias “é poder representar não somente a cultura que existe, mas também a cidade e todos os cidadãos mafrenses”, salientando ser uma grande responsabilidade. “Ser rainha é a melhor experiência que estou vivendo na minha vida, por saber que, se estou hoje representando a cidade de Mafra, é com dignidade, humildade e simpatia”, complementou Raissa.