Escola Agrícola de Mafra classifica três projetos para próxima fase da 11ª Mostra Científica Verde é Vida, da Afubra

Por Assessoria - 02/09/2019

A Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho, de Mafra, conseguiu classificar três importantes projetos para a 2ª fase da etapa regional da 11ª Mostra Científica Verde é Vida da Afubra. São eles “Reciclando hoje, preservando amanhã”, “Alimentação Sustentável” e “Recuperação e Conservação de Nascentes”. Os trabalhos foram apresentados durante a 1ª Fase da Etapa Regional, em Piên, no Paraná, no mês de julho, reunindo escolas de Piên, Rio Negro, Canoinhas e Mafra, que participam do programa e representam a Região de Atuação Rio Negro e Mafra.

A Mostra Científica Verde é Vida da Afubra constitui-se da apresentação de pesquisa científica desenvolvida pelos alunos, tendo como laboratório a escola, a propriedade da família do aluno e/ou comunidade e deve ser voltada para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde a escola está inserida.

Recuperação e conservação de nascentes

Um dos projetos classificados para a etapa estadual foi o “Recuperação e conservação de nascentes”, dos alunos Lucas Enzo Valim de Ávila e Matheus Augusto dos Santos Fedenke, orientados pelo diretor Jefferson José Bauer. Tem por objetivo formar parcerias com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, para fomentar a conscientização dos produtores rurais da importância da conservação e recuperação das nascentes do nosso município. Por meio da Câmara de Vereador Mirim foi solicitado projeto de lei que torne obrigatória a conservação e manutenção das nascentes existentes no município de Mafra.

Outro projeto classificado foi o “Reciclando hoje, preservando amanhã”, das alunas Yasmin Gondarski Diogo e Luana Kalatay Scardanzan, orientadas pelo professor Vilmar Miranda. Esse projeto visa estimular e apoiar a formação de práticas voltadas a sustentabilidade, por meio da gestão compartilhada e integrada do reaproveitamento do papel.

Alimentação Sustentável

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E por fim, a Escola Agrícola de Mafra classificou o projeto “Alimentação Sustentável”, dos alunos Paula Gabrielli Branco Walter dos Santos e Gabriel de Andrade, orientados pelo professor Jones Vladimir Pasini Deolindo. O projeto proporciona um enfoque saudável sob a perspectiva das plantas alimentícias não convencionais. O inicio desse trabalho teve como base um enfoque duplo: desenvolver o tema proposto pela Secretaria de Educação de Mafra sobre a “Alimentação Saudável” e acompanhar o empenho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA, no estudo e divulgação das plantas alimentícias não convencionais (PANCs), neste caso utilizando a planta “Ora-pró-Nobis”, dentre outras. Ao unir esse duplo objetivo a escola criou duas linhas de atuação: por um lado, desenvolver o uso de PANCs em alimentos de regionais, como o “pirogue” e o “aluske” e, por outro, desenvolver opções mais nutritivas de pratos para a merenda escolar.

A Secretária de Educação de Mafra, Estela Maris Bergamini Machado, destacou a atuação da escola na Mostra. “Muito nos orgulha podermos contar com uma escola que desenvolve projetos que demonstram preocupação com o meio ambiente e com uma alimentação saudável”, declarou, salientando que essas atitudes demonstram uma consciência para com o mundo e com o próximo.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.