Populares protestam contra o fim da isenção do pedágio em Rio Negro

Por Gazeta de Riomafra - 11/09/2019

Os moradores da Roseira, Cunhupã e Retiro Bonito, realizaram no dia 7 (sábado) um protesto contra o fim da isenção do pedágio determinado pela Autopista Planalto Sul. A manifestação pacífica foi na praça de pedágio. As cancelas chegaram a ficar liberadas por um determinado período.

Descontentes com o fim da isenção de pedágio os moradores não aceitam as justificativas da concessionária que administra o trecho da BR-116 em Rio Negro, que alega prejuízo e queda na receita, para acabar com a passagem livre para os moradores das localidades em torno da praça.

A isenção era concedida aqueles que residem nas imediações da praça de pedágio como uma forma de flexibilização até que serviços de infraestrutura fossem realizados nas ruas José Jaime Ruthes/Ervino Paulo Weinchultz (estrada da Roseira). Para não pagar o pedágio os moradores realizavam um cadastro junto a Autopista com validade de 12 meses. Há cerca de 30 dias os cadastros pararam de ser renovados e apenas aqueles que não venceram ainda estão sendo aceitos.

Segundo a Autopista a isenção para os moradores não é obrigatória, o contrato de concessão, assim como a lei, prevêem isenção nas rodovias federais concedidas pela União e reguladas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, apenas para veículos do corpo diplomático, veículos oficiais utilizados pela união, estados, municípios e Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas. Além disto, a empresa que possuí praças de pedágios em outros pontos da BR-116, aponta que existe um caminho alternativos – as ruas José Jaime Ruthes/Ervino Paulo Weinchultz – para os moradores utilizarem.

Já para quem mora na região e precisa se deslocar para o centro da cidade, ou para outros pontos do município, não concorda com a decisão da Autopista Planalto Sul, alegam que a situação do trajeto alternativo é precário – apenas dois trechos são pavimentados e o restante da via é estrada de chão – e que devido ao movimento de caminhões sempre está e mau estado de conservação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Além da manifestação deste sábado os moradores das localidades Roseira, Cunhupã e Retiro Bonito estiveram, no último dia 27, na Câmara de Vereadores onde queriam o apoio político para uma resolução do problema. Saíram da Casa de Leis com a promessa da realização de uma audiência pública para discutir a situação com a empresa, Prefeitura, Câmara e comunidade. A data da audiência ainda não foi marcada, nem o seu local.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.