A secretária de Assistência Social e Habilitação de Mafra, Kátia Borges Saliba, usou a tribuna na última sessão ordinária, 10, na Câmara Municipal de Mafra. O objetivo foi divulgar a campanha: “Não dê esmola”.
Desde o final de 2018, a Secretaria vem estudando formas de coibir esta ação da população. Para isso, foi realizado um mapeamento dos moradores de rua: quem são, de onde são, se possuem família, se tem documentação e por que permanecem nesta situação mesmo com as ações propostas e realizadas pela Assistência Social, como reintegração às famílias, encaminhamentos etc. Após conversar com os moradores, a secretaria descobriu que o município era considerado bom para se viver devido a população ajudar os moradores de rua por meio de esmola. A partir disto, foi elaborada a campanha “Não dê esmola”. Para tanto, foram confeccionados panfletos a serem distribuídos em abordagens educativas e inseridos nas agendas escolares, e placas para serem afixadas nos principais pontos da cidade. Também será feita divulgação nas mídias sociais oficias da Prefeitura e demais veículos de comunicação.
No próximo sábado, 14, o lançamento oficial será feito à população. Na praça dos bancos, terá atividades e informações para adultos e crianças.
NÃO DÊ ESMOLA… DÊ A MÃO!
A Secretaria de Assistência Social possui diversos programas de atendimento à criança, ao jovem, ao adulto e ao idoso e conta com uma equipe de profissionais para atendimentos e encaminhamentos. Segundo Kátia, a secretaria está esforçando-se no combate à prática da esmola, a fim de proporcionar à população de rua uma oportunidade de resgate social. A campanha vem justamente para mostrar à população que ser solidário não é dar esmola, mas fazer com que o outro saia dessa situação de vulnerabilidade dando oportunidade de reintegração, de convívio, de trabalho.
ASSISTÊNCIA
Aberta ao público-alvo de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Assistência Social e Habitação atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Para ser atendido, basta comparecer à unidade localizada na rua Benemérito Pedro Kuss, s/n, antiga Estação Ferroviária, de preferência, munido de documentos.
COMO AVISAR SOBRE SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE
A Secretaria dispõe de um telefone para este tipo de atendimento: (47) 3645-5085, que funciona durante o horário de expediente. Ligue para que a Prefeitura possa buscar uma solução para a situação de vulnerabilidade que estas pessoas estão enfrentando. Mostre consciência e atitude de verdade: “não dê esmola”.