Na última sessão ordinária, nesta terça-feira (10), os vereadores aprovaram um requerimento para que seja enviado um ofício para o deputado federal Toninho Wandscheer e para a Comissão Permanente de Viação e Transporte da Câmara Federal com o objetivo de que seja feia uma avaliação da situação da praça de pedágio em Rio Negro.
A intenção dos vereadores é levar o debate da cobrança de pedágio dos moradores das localidades da Roseira, Retiro Bonito, Cunhupã e de parte do Tijuco Preto para Brasília já que a competência da questão é da União.
Os moradores destas localidades se sentem lesados com a instalação da praça de pedágio próximo as suas comunidades, o que faz com que eles sejam obrigados a pagar a tarifa para circular dentro do município. Por um período a Autopista Planalto Sul concedeu uma isenção que foi cortada há pouco mais de 30 dias. A população da Roseira, Retiro Bonito, Cunhupã e do Tijuco Preto alegam que a via de “desvio” existente não recebe a manutenção necessária o que dificulta o seu uso já que boa parte dela é estrada de chão.
Na verdade o que vereadores querem é que a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realize uma Audiência Pública igual à realizada na última quinta-feira (05), onde foi discutida a situação da comunidade de Volta do Anacleto, no município de Monte Negro no Rio Grande do Sul, que fica próxima à BR-386 e vive situação semelhante das localidades de Rio Negro.