Num dia perfeito após tanto tempo chuvoso, a Escola Agrícola Municipal “Prefeito José Schultz Filho” abriu na última terça-feira, 10, as suas portas para a comunidade, recebendo centenas de pessoas entre pais, alunos, amigos e interessados em conhecer a unidade para matricular seus filhos. Durante o III Dia de Campo, os cerca de 280 alunos apresentaram aos visitantes os projetos desenvolvidos pelos alunos e professores durante o ano, que curiosos, questionavam sobre os diversos procedimentos nas atividades abordadas. Um exemplo foi a tosquia em ovelha, feita por alunos do 8º e 9º anos da escola, observada atentamente por alunos da EMEB Evaldo Steidel, da localidade do Saltinho do Canivete. Os visitantes aprenderam que é necessário fazer a tosquia uma vez ao ano, no início do verão, para evitar que as ovelhas sofram no calor.
A ovinocultura foi apenas um exemplo dos 20 projetos que escola desenvolve. Somente relacionado a animais há ainda os de suinocultura, bovinocultura de leite, coturnicultura (criação de codornas), cunicultura (criação de coelhos) e avicultura. Também foram apresentados os projeto relacionados à prática de fruticultura e olericultura e muitos outros relacionados ao meio ambiente, produção de energia renovável, etc.
Exemplo de escola
A mãe de Eduardo Felipe de Brito, 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Agrícola, Elimair Woysczak Bilobram, que passeou pela escola acompanhada de seu esposo Genésio Bilobram, ficou encantada com o que viu. “É tudo muito organizado, um exemplo de colégio, uma maravilha” afirmou. Já fez a rematrícula do filho que, segundo ela, adora estudar ali.
O aluno Marcelo Lick, de 11 anos, que frequenta a 6ª série, levou os pais Dirlei e Claudiomiro Lick e o avô Bento Dombrovski para prestigiarem o Dia de Campo. Eles também observaram todos os projetos e gostaram muito do que viram. “Já fizemos a rematrícula do Marcelo”, afirmaram.
Além dos familiares e da comunidade em geral, a escola recebeu no III Dia de Campo, alunos das várias escolas do município, entre elas a Ana Rank, do Campo da Lança, Evaldo Steidel, do Saltinho do Canivete, Anjo da Guarda, da Vila Clementina, General Osório, do Campo da Lança, Avencal São Sebastião, do Rio da Areia do Meio e Centro da Juventude de Rio Negro (PR).
Ensino técnico de qualidade
O Prefeito Wellington Bielecki parabenizou a direção, funcionários, alunos e colaboradores da escola pela realização do evento. Ele destacou a importância da Escola Agrícola de Mafra pela
formação técnica de qualidade que oferece aos alunos, desde a 5ª série até o ensino médio. “Estamos preparando nossos alunos com conhecimento técnico para a continuidade das atividades das propriedades rurais de seus pais e ainda para abrirmos uma nova área de trabalho para aqueles que se interessam pelas atividades agropecuárias”, afirmou.
A Secretária de Educação Estela Maris Bergamini Machado destacou a importância das parcerias e do envolvimento da escola com a comunidade. “Isso vem reforçar nosso compromisso com a cidadania e uma educação voltada para além dos muros da escola”, declarou.
Para o diretor da escola, Jefferson Bauer, o Dia de Campo foi extremamente proveitoso pois proporcionou o conhecimento de todas as atividades desenvolvidas na escola, voltadas para a formação técnica. Segundo ele, “hoje a Escola Agrícola é um campo de estudo para nossos alunos e para as outras unidades escolares do município e também para os municípios vizinhos. Nosso Maior objetivo é proporcionar aos alunos filhos de agricultores ou não, experiências em práticas agrícolas e de preservação e cuidados ambientais que poderão utilizar em propriedades de seus familiares ou nas empresas que irão trabalhar futuramente”.