A Sociedade Espiritualista Umbandista “Cabana de pai Joaquim e Caboclos†solicitou apoio a Câmara Municipal de Mafra. O objetivo da reunião foi pedir apoio ao combate à intolerância religiosa.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdir Sokolski (PSB), e a vereadora Claudia Bus (PTB) participaram da reunião com Zamir Nogueiro e Jefferson Gross. Na ocasião foi entregue uma carta, a qual contava a história da Umbanda e a importância do direito de prática religiosa. Solicitava a identificação e punição aos que incitam e aos autores dos atos de agressão fÃsica e verbal à religião; defesa pela forças de Segurança Pública as cultos de religiões afro-brasileiras; a criação de Grupo de Trabalhando envolvendo os membros do Ministério Público, OAB-SC, comando das forças de segurança do Estado e lÃderes religiosos de matriz africana e demais vertentes para o combate das ações de intolerância e a reafirmação a “Laicidade†do Estado. Também solicitaram a garantia do poder público em permitir a prática religiosa nas datas comemorativas em locais públicos e alinhamento entre os Poderes Públicos (Estadual, Municipal e Federal) para padronização das normas para regularização dos templos de religiões afro-brasileiras.
Após a reunião, a vereadora Claudia Bus elaborou o projeto de lei Nº34/2019 que institui o “Dia Municipal da Umbanda†no calendário oficial de eventos do municÃpio de Mafra. O projeto foi apresentado na última segunda-feira, 07. A data de comemoração será 15 de novembro. Ainda no projeto de lei, a finalidade é a realização de ações, palestras, rodas de conversas, seminários, workshops e mobilizações que difundam a importância da religião Umbanda com suas caracterÃsticas próprias de crenças religiosas.
Segundo a vereadora Claudia, no artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, é garantido a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil o direito à vida, liberdade, igualdade, à segurança não podendo ter distinção de qual quer natureza. No inciso VI do art. 5º da Carta Magna que rege nosso paÃs diz: “É inviolável a liberdade de crença, tendo assegurado o livre exercÃcio religioso e garantida na forma da lei a proteção aos locais de culto e suas liturgiasâ€. Por isso, a importância do dia municipal da Umbanda.
É, isso é muito importante. Agora seria muito mais importante apresentar projetos de melhoria para a cidade que se encontra em estado caótico em infraestrutura e vários outros problemas. Mas por favor eleitores, ano que vem tem eleições. Um abraço.