Desde sempre a vida humana está ligada à natureza. A sobrevivência da Humanidade depende dela. Assim, a história dos cosméticos também tem sua origem nos elementos naturais, principalmente nas ervas. Foi no Século XX que a indústria deste segmento experimentou grandes avanços e com ele vieram outros ingredientes que somaram aos antigos ingredientes, mas ainda é possÃvel encontrar produtos feitos somente à base de ingredientes naturais que tratam a pele com muita eficácia.
As temÃveis rugas são consequência do tempo, mas fatores externos ajudam a acelerar o processo de envelhecimento da pele, tais como alimentação inadequada, intestino que não funciona bem e o estresse, apenas para citarmos alguns.
Então, as rugas podem aparecer independentemente da idade, e isso vale para as mulheres e para os homens. Elas aparecem quando a pele vai perdendo a sua elasticidade e tonicidade, sendo que o primeiro local afetado é o ângulo externo dos olhos, depois na testa e entre as sobrancelhas, e depois ao redor dos lábios e assim vai. Normalmente, a partir dos 30 anos, as rugas começam a mostrar suas garras. Ele efeito tanto pode ser retardado como acelerado, depende de cada organismo, da predisposição genética e do tipo de vida que a pessoa tem.
Falando em prevenção, é “chover no molhado†dizer que a alimentação deve ser equilibrada, que não se deve beber e nem fumar e ainda todos deveriam ser o sagrado direito de dormir oito horas por dia. Observadas as orientações, esta seria a primeira guerra contra o envelhecimento precoce da pele e manutenção de saúde boa.
E tem mais, o levedo de cerveja é poderoso aliado, misturado com fontes de Vitamina A,C,D, e E. Outro queridinho, o confrei, mas que anda esquecido porque o chá da planta que tanto sucesso fez na década de 1980 foi desaconselhado pelos médicos, uma vez que poderia prejudicar o organismo a longo prazo, no entanto é rico em aloantaina que estimula a regeneração dos tecidos e recomenda-se o uso externo da planta.
Outra que também serve para o preparo de poderosa máscara é a salsa, a mesma que usamos na cozinha. A máscara feita com salsinha amassada abre os poros por isso após o uso deve-se usar chá adstringente gelado para normalizar o aspecto da pele. E falando em adstringentes, uma boa dica são os formulados à base de calêndula, hamamélis ou hortelã.
Nunca é demais lembrar que os produtos naturais podem causar reações na pele e até mesmo alergias. Muito cuidado deve-se ter principalmente quando misturamos as ervas. Assim, uma boa conversa com o dermatologista é necessário a fim de tirar qualquer dúvida.
Nesta conversa sobre beleza natural, quase que no topo da lista está a babosa, oficialmente chamada de Aloe Vera. A planta tem grande efeito cicatrizante e emoliente. Por muito tempo, a máscara de babosa nutriu e revitalizou os cabelos e pele de várias gerações. Atualmente, aparece como ingrediente e vários cosméticos.
A banana, tão boa de comer e rica em nutrientes, pode se transformar em uma máscara indicada para hidratar e nutrir pele seca sensÃvel e danificada.
E figurando com imponência no meio de tanta modernidade nos cosméticos está a boa e velha camomila. O chá é uma delÃcia, acalma a alma e tem poderes digestivos. É da flor da camomila que é extraÃdo o azuleno, um óleo que serve de ingrediente para o Creme de Azuleno – disponÃvel no mercado em várias marcas – que tem ação refrescante e calmante da pele principalmente quando se faz depilação ou pós-barba. O ingrediente azuleno também aparece em máscaras para massagem facial. É só procurar nas lojas de cosméticos.
Quando quiser aparecer naquela festa com o rosto fresquinho, olhos brilhantes e cheios de vida, antes de fazer a maquiagem aplique compressas de chá de camomila gelado no rosto. Use o próprio saquinho do chá envolvido numa gaze. Deixe sobre os olhos durante alguns minutos. O resultado será surpreendente.
As rodelas de pepino continuam eficazes e podem ser aplicadas sem susto no rosto. O pepino atua como antienvelhecimento, emoliente e revitalizante.
A lista de ervas, frutas e raÃzes é imensa. Mas, o que precisamos mesmo é tomar uma atitude em favor dos ingredientes naturais, começando pelos alimentos que ingerimos.
Modernos e práticos, os comprimidos e cápsulas apresentados como concentrados de determinadas plantas merecem cuidado extra. Sem dúvida, representam maneira rápida de
corrigir deficiências de nutrição, mas não são a fórmula ideal de se ingerir nutrientes e ainda
é preciso ficar de olho na procedência, pois nem sempre o que foi anunciado é o que realmente tem dentro das cápsulas. Não se pode negar que tem muita coisa boa no mercado, por isso,
procure a orientação do médico se a intenção é suplementar a alimentação diária.