A Prefeitura de Mafra informa que no dia 1º de novembro e no Dia de Finados, 2 de novembro, o Cemitério Municipal estará aberto para visitação com horário das 7 às 19 horas. No Dia de Finados será celebrada uma missa ao ar livre nas dependências do Cemitério Municipal, às 9 horas, com o padre Vilnei Carlos Pscheidt, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Como já é tradicional haverá barraquinhas montadas em frente ao cemitério vendendo flores e demais produtos.
ORIENTAÇÕES
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informa que construções e reformas podem ser feitas até o dia 28, segunda-feira, e limpeza nos túmulos até o dia 30, quarta-feira, ambas das 7 às 19 horas. Referente ao acesso, a entrada no cemitério será somente permitida para pedestres. O acesso em carro é permitido apenas para pessoas com deficiência – cadeirantes e com limitações de locomoção.
TRÂNSITO
Informa-se ainda que o trânsito será modificado nas vias de acesso ao Cemitério Municipal, sendo realizado da seguinte forma:
– Dia 01/11 – as ruas terão liberação parcial com sinalização de cones, seguindo na Praça Rio Branco será interrompido o trânsito em direção a Rua Ingrácio José Corrêa. E para quem vem do Bairro Restinga, direção à Vila Ivete, terá que virar à direita na Rua Independência e após a esquerda para a Rua João Kuss.
– Dia 02/11 – será proibido o trânsito na Rua Ingrácio José Correa, no trecho próximo à esquina da Rua Santa Cruz até a Capela Mortuária esquina com a Rua Independência. No trecho da esquina da Capela Mortuária, pede-se atenção especial aos motoristas nestes dias.
PREVENÇÃO CONTRA DENGUE
No Cemitério há placas orientativas lembrando a importância da prevenção contra a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Para prevenção da dengue é preciso evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. Siga estas dicas:
– não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente;
– não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada;
– utilizar vasos com furos que facilitem o escoamento da água.
Vale lembrar que diariamente equipe de manutenção do cemitério procura evitar os focos criadouros de mosquitos descartando flores e plantas podres e removendo água acumulada nos pratos dos vasos.