Mais de 400 pessoas entre acadêmicos e docentes dos seis Campi da UnC estiveram em Canoinhas, na noite desta segunda-feira, 11, para o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX).
Em sua 9ª edição, o SIPEX é o maior evento acadêmico e cientÃfico da Universidade do Contestado, e reúne pesquisadores para a socialização de novos conhecimentos produzidos a partir das pesquisas desenvolvidas no ambiente universitário nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O resultado não poderia ser diferente, e foi possÃvel comprovar a qualidade dos estudos realizados pelos alunos desde a graduação a pós-graduação stricto sensu. Para Mikael Eduardo Bonfim, aluno de Direito de Canoinhas, o SIPEX é um importante espaço para que os acadêmicos possam desenvolver e mostrar o seus trabalhos para a comunidade, além da integração entre todos os campi.
O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Gabriel Bonetto Bampi, destacou a importância do evento para a Instituição, incluindo a premiação especial para os trabalhos selecionados nas modalidades pôster e comunicação oral, além do recorde de inscritos: 321 classificados, sendo 263 no formato pôster e 58 em Comunicação oral.
Propagar os trabalhos à comunidade cientÃfica, sendo uma oportunidade para os alunos conhecerem os outros projetos realizados pela Universidade, é fundamental afirma o estudante Kayon de Freitas Borba, de Penha, que apresentou trabalho sobre “Desenvolvimento de Foguete á combustÃvel sólido na área da Engenharia Elétrica.
O reitor em exercÃcio, Luciano Bendlin, disse ser uma grata satisfação prestigiar três eventos simultâneos na Universidade: SIPEX; Seminário dos Grupos de Pesquisa; e o Seminário PIBID. “Cumprimos a nossa missão enquanto Universidade, que é difundir conhecimento. Isso consolida a meta que estabelecemos com a Reitora Solange ainda em 2014, que é expandir e consolidar a pesquisa na Instituiçãoâ€, afirmou.
A palestra de Abertura foi ministrada pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPESC, Dr. Amauri Bogo. Em sua fala, ele destacou a importância das iniciativas das instituições de ensino em promover a pesquisa e ações de inovação, e as propostas do Governo do Estado em incentivar projetos através de editais de fomento à pesquisa.
DESTAQUES MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
UnC Mafra
Autores: Jeferson Ostroski Martins, João Angelo de Lima Bassani
TÃtulo: LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES (AS) DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO QUANTO AO FENÔMENO DO ABANDONO ESCOLAR
Autores:Ana Caroline Mai, Mariana Stafin Schultz, Renata Campos
TÃtulo:OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM SOBREPESO E SINTOMATOLOGIA DE ANSIEDADE
Autores: Lais Aline Grossel, Simone Schelbauer Moreira Paes, Maristela Povaluk
TÃtulo: TRABALHANDO HIGIENE PESSOAL E AMBIENTAL COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MAFRA, SC.
PREMIADOS MODALIDADE BANNER
1º Lugar
Autores: Jean Lucas Pereira, Luana Chechin
TÃtulo: UTILIZAÇÃO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA GERAÇÃO DE FERTILIZANTE E BIOGÃS NA CIDADE DE RIO NEGRO
3º Lugar
Autores: Mateus Emanuel Cardoso, Ana carolina Barbosa, Daiane Taborda Sampaio, Denise Hüttl, Eloize Caroline Cardoso, Marina S. Schultz, Ademir Luz (FOTO)
TÃtulo:CHECK PULSO E RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM IDOSOS RESIDENTES EM CASAS DE REPOUSO