Uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Educação, Cultura e Esportes vai levar atividades no contraturno escolar para alunos matriculados na Escola Municipal Vilson Hasselmann, na localidade do Doce Grande, em Quitandinha. O projeto piloto vai atender um total de 60 alunos entre seis e 10 anos, sendo 30 alunos no perÃodo da manhã e mais 30 à tarde.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Karina Ribas, a ideia segue os moldes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos (SCFV) que funciona na região central. “Esses alunos que moram na região mais distante do centro, não conseguem vir até aqui, então nós vamos até elesâ€, explica.
As crianças e adolescentes matriculadas farão atividades de teatro, pintura, caminhada, jogos e outras, sempre nas quintas-feiras. Além delas, as famÃlias que fazem parte do Cadastro Único também serão atendidas, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à FamÃlia (PAIF).
“Os atendimentos serão realizados em grupo. São intervenções sociais planejadas, que criam situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiaresâ€, salienta a secretária de Assistência Social, Dirlene Resner.
Ela comenta ainda que o Serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
A Terapeuta Ocupacional da Secretaria de Assistência Social, Mariane Melo, explica ainda que o objetivo é desenvolver o projeto nesse primeiro semestre, avaliar o resultado e então analisar a possibilidade de aplicá-lo em outra região do municÃpio. neste primeiro momento, será possÃvel atender famÃlias do Doce Grande, Doce Fino, Ãgua Clara de Cima, Ãgua Clara de Baixo, Rio da Várzea e Barco.