A revista Exame, através do seu site, publicou nesta segunda-feira uma matéria que cita as cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil. O ranking produzido pela consultoria Urban Systems relaciona as 50 cidades pequenas que apresentam melhor desenvolvimento econômico. A cidade de Mafra ocupa a 50ª colocação. O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos.
A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de “média-pequenas”. MunicÃpios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no paÃs, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.
50ª Mafra (SC)
Cidade | Mafra (SC) |
Nota (de 0 a 14) | 4,219 |
População estimada¹ | 55.313 |
PIB per capita (em reais)² | 21.714,15 |
Esperança de vida ao nascer (em anos) | 77,82 |
Taxa de analfabetismo (em %)³ | 3,5 |
Clique aqui e leia a matéria completa no site da revista Exame.
Deve ter suas razões a referida pesquisa da Exame, deve ter fundamento. O que me chamou a atenção é o número de analfabetismo, isso é um dado importante. Isso quer dizer que as crianças estão em salas de aula.
Paulo Ramos Correa: Quero contar as novidades, ja que voce não mora em Mafra. Aliás, voce nasceu EM Rio Negro e não NO rio Negro. kkkkkkk. Infelizmente a nossa querida Mafra vai aos trancos e barrancos. As ruas estão péssimas, e educação está boa, a saúde está um verdadeiro caos, Nos ultimos anos tivemos pessimos administradores, tanto é que houve época em em menos de seis meses tivemos tres prefeitos e nenhum fez nada em prol dos municipes. O ultimo, filho do Carlinhos da Farmacia, foi destituido por um monte de más condutas. Por ultimo até, parece que vão investigar sobre o sumiço de um dinheiro que veio para a Defesa Civil ajudar vitimas da enchente.É uma vergonha. Mas apesar de tudo sou mafrense e amo essa cidade. Espero que as coisas melhorem para eu poder voltar lá. Quanto a essa pesquisa ai em cima, não creio que seja verdade. Mas vamos acreditar, né?
E viva nóis…
Mafra e Rio Negro compõem uma comunidade de considerável força econômica, porém de frágil expressão polÃtica face à danosa separação ocorrida em 1917. Seus reduzidos colégios eleitorais não conseguem eleger representantes em Curitiba, nem em Florianópolis, muito menos em Brasilia. Porto União e União da Vitória sofrem o mesmo problema.
se mafra c essas ruas nao pavimentadas uma vergonha para o povo ainda vem com essa q esta entra as 50…..isso ai e a midia querendo enganar o povo so bobo para acreditar nisso..
SOU MAFRENSE, NASCIDO NO RIO NEGRO, COMO EM RIO NEGRO NAO HAVIA CARTORIO DE REGISTRO, FUI REGISTRADO NA CIDADE DE MAFRA-SC. 1947 DIA 14 DE MAIO, . NEM POR ISTO FAÇO QUALQUER DESCRIMINAÇAO, MUITO PELO CONTARIO.- MUITAS VIAGENS FIZMOS , AOS MEUS PAIS, COM TREM FERROVIARIO, MAFRA-CORUPA/ MAFRA JOINVILLE/ MAFRA SAO FRANCISCO, ONDE TINHAMOS PARENTES. hoje em Curitiba-Pr. Mas tenho saudades da minha cidade. Gostaria de ter mais noticias de Mafra-SC. Foi agradável ter aqui alguma noticia da Mafra. Continuem dando estas noticias da MINHA MAFRA-SC.
concordo com voce
Creio que foi uma pesquisa comprada e bem paga, E viva nois…