A extinta Copa Craque do III Milênio de Futsal, numa idealização do desportista Geison João Buch, envolvendo atletas entre 07 a 17 anos de idade, revelou muitos jogadores que seguiram carreira profissional.
Em conversa com Geison Buch a primeira edição aconteceu no ano de 2000, no último ano da administração do prefeito municipal Carlos Saliba na extinta Fundação Municipal de Esportes (FME).
Esta tradicional competição da época tinha como objetivo, valorizar as escolinhas de base da região do planalto norte e incentivar a prática esportiva o primeiro passo para a formação de um jovem cidadão.
A Copa Craque do III Milênio de Futsal, prosseguiu em 2001/2002/2003 e 2004, na administração de Carlos Scholze “Carlinhos da Farmácia.
Na administração do prefeito Carlinhos da Farmácia, através da FME, além de Geison Buch fazia parte do quadro de funcionários, tinha a frente os professores, José Aurimar Sepka ”Chupa” e Narciso João Pinto e ainda Benjamim Pierin da Luz e Marcelo Schatzmann (diretor administrativo e financeiro).
Depois deu continuação na administração do prefeito João Alfredo Herbst “Jango”, através da coordenação técnica da LMD, tinha a frente o presidente Nilson Matoso (in-memorian) e sua vice Kátia Lanski.
O finado Nilson Matoso e Kátia Lanski, muito contribuíram para com o esporte mafrense, seja nas categorias de base ou no futebol amador (futebol, futebol de areia e futsal), foram idealizadores da Copa Mafrense de Futsal e Taça Cidade de Mafra de Futsal.
Em 2010, foi o último ano desta competição, oportunizaram muitos jovens talentos, mostrarem seus valores e seguiram carreira profissional.
Neste último ano participaram os jovens, Luiz Henrique Schlocobier e Willian Heiller, seguiram carreira profissional. O meio campista Henrique hoje faz parte do plantel profissional do Coritiba Foot Ball Club e o goleiro Willian, defendeu o Operário na Série B Catarinense e outras equipes.
Além de Luiz Henrique e Willian, outros jogadores participaram desta Copa Craque do III Milênio de Futsal e seguiram carreira profissional, onde destacamos: Luiz Henrique Koprowski, iniciou no Figueirense e teve uma passagem pela Espanha. Airton Vaz Filho continua brilhando no futsal. O goleiro Luiz Felipe Kalil, esta jogando no futsal gaúcho. O goleiro Muralha defendeu o Mafra Futsal e continua na ativa. O mafrense Alex Buch na época defendeu o Campo Mourão no futsal.
Há de enaltecer no naipe feminino, Mayara Tyszka, filha de Saul e Salete, defendeu a escolinha do Luizinho Futsal. Mayara reside atualmente na cidade de Marshall, nos Estados Unidos. Ela estuda e defende a Universidade Wiley College, no futebol de campo e teve uma convocação para a seleção brasileira sub-17 em 2017.
Eu tive a oportunidade de fazer várias coberturas jornalísticas, desta competição que envolvia jovens atletas das cidades de Mafra, Rio Negro, Itaiópolis, Rio Negrinho e Papanduva.
Quantos jovens disputaram esta Copa Craque do III Milênio de Futsal, hoje são todos formados e alguns seguiram a carreira profissional e deram os primeiros passos, nesta competição que marcou no cenário esportivo do planalto norte catarinense.