Diante de muitas denúncias a Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) reforçou a fiscalização dos estabelecimentos comercias de Itaiópolis, Mafra, Papanduva e Monte Castelo no último sábado (9). Ao todo 76 estabelecimentos – bares, lanchonetes, postos de combustÃveis e conveniências -foram visitados e um foi notificado.
Na segunda-feira 11, e terça-feira 12, houve nova fiscalização nestes 4 municÃpios, onde cerca de 100 estabelecimentos comerciais foram visitados pela Patrulha Covid-19 da PM, sendo 40 em Mafra; 20 em Itaiópolis; 20 em Papanduva e 20 em Monte Castelo.
Não foram encontradas irregularidades em nenhum desses estabelecimentos, não sendo expedida nenhuma notificação, nem tampouco sendo efetuada qualquer interdição.
Já na quarta-feira 13, a Gemfa fiscalizou mais 60 estabelecimentos comerciais, sendo: 20 em Mafra; 10 em Itaiópolis; 20 em Papanduva e 10 em Monte Castelo, Não foram verificadas irregularidades em nenhum desses estabelecimentos, não sendo expedida nenhuma notificação, nem tampouco sendo efetuada qualquer interdição.
A ação da PolÃcia Militar foi para verificar se os comerciantes estão cumprindo o que estabelece os decretos do governo estadual e nas portarias da Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de evitar medidas administrativas como notificações, multas, interdições e até medidas judiciais.
Salientamos que a implantação da Patrulha Covid-19 propiciou um aporte no policiamento preventivo no comércio em geral. Dados estatÃsticos apontam para uma redução de 50% no Ãndice de ocorrências de todas as naturezas envolvendo estabelecimentos comerciais nos quatro municÃpios da área de atuação da Gemfa. Nos meses de abril e maio de 2019 foram registrados 28 atendimentos e no mesmo perÃodo deste ano foram registrados 14 atendimentos.