A localidade do Avencal de Cima já foi uma referência no esporte amador de Mafra na extinta Liga Mafrense Desportos (LMD), na década de 70 e 80.
Naquela época dos bons tempos da LMD a localidade era representada pelas equipes do Gralha Azul do saudoso Emilio Narlock e São Sebastião tinha a frente Almir Richter e depois Osmar Clemente.
Infelizmente estas duas equipes como muitas outras, já não existem mais no cenário esportivo mafrense, onde muito contribuíram para com a história do futebol amador da LMD.
O São Sebastião na gestão de Osmar Clemente foi à primeira equipe do interior de Mafra, que possuía uma praça de esportes com alambrado e túnel de acesso ao gramado, era o cartão postal da localidade do Avencal de Cima.
Atualmente esta praça de esportes (vestiários, botequim de bebidas, banheiros, entre outras benfeitorias) que era uma das mais comentadas naquela época, está em pleno abandono há vários anos e ficou como lembrança somente o local, pois esta coberta de matagal.
Para o torcedor matar a saudades, trazemos uma foto da equipe da década de 70, mas precisamente no ano de 195, onde disputava campeonatos oficiais da LMD e o campo ainda não possuía alambrado, bem como túnel de acesso ao campo.
Nesta equipe tinha como destaques o goleiro Vaidela e o zagueiro Luiz Mulbauer, chegaram a defender as cores da forte equipe do Denervia Futebol Clube.
Outro que marcou com a camisa do São Sebastião foi o centroavante Almirzinho, jogador que tinha faro de gol e também era o responsável pela equipe do Avencal de Cima.
Se não me falha a memória, joguei nesse time como goleiro durante um campeonato. Íamos para os jogos de caminhão.