A pandemia do novo coronavÃrus (Covid-19) vitimou mais uma empresa em Mafra (SC): a Viação Santa Clara, com mais de 30 anos de história, atuante também em Rio Negro (PR), nesta terça-feira, dia 02, encerrou suas atividades. Na edição da última quarta-feira 27, infelizmente havÃamos noticiado o fechamento da Cativa/Conduta Indústria e Comércio de Malhas Ltda., deixando mais de 200 desempregados em Riomafra.
Porém ontem, os munÃcipes foram informados do encerramento das atividades da empresa de transporte público do municÃpio. A empresa já havia paralisado suas atividades em todas as linhas de transporte coletivo público no dia 18 de março, há quase 90 dias sem circulação e consequentemente, sem receita, não restou outra alternativa para a diretoria da Viação Santa Clara a não ser o seu fechamento.
Divididos em três grupos, evitando aglomerações, os funcionários foram chamados pela empresa para reuniões (realizadas na atual garagem, na sede da Ellotur), onde foi exposta a situação aos seus colaboradores.
Entre motoristas, mecânicos, lavadores, setor administrativo e outras funções, aproximadamente 40 funcionários foram demitidos.
Amanhã quinta-feira, dia 04, na parte da manhã, será realizada uma reunião na sede do sindicato da classe, onde serão tratados os acertos de rescisão de cada profissional. O representante da empresa garantiu que todos os trabalhadores receberão integralmente os seus direitos.
No final da tarde a Viação Santa Clara enviou uma nota à imprensa, explicando o motivo do encerramento das atividades em Mafra.
Segundo a nota, a empresa vêm suportando a paralisação devido a pandemia por mais de 75 dias, sendo que durante este perÃodo não vinha tendo receita o suficiente para manter seus compromissos que são diários, com fornecedores, funcionários, impostos e demais despesas.
E que no dia de ontem 02, realizou uma reunião com seus funcionários para retratar “….as dificuldades suportadas há anos, dentro de uma realidade de insegurança jurÃdica e de desequilÃbrio econômico-financeiro do sistema de transporte do municÃpio de Rio Negro-PR e Mafra- SC situações essas causadas exclusivamente pela inércia de cada uma das administrações municipais…â€
Explicaram que tentaram todas as medidas e dificuldades para a manutenção da empresa inclusive junto as Prefeituras de Rio Negro e Mafra, desde 2018, sendo que até o momento nenhuma manifestação ocorreu.
Alega também que apresentou a ambas as Prefeituras “…a realidade da situação jurÃdica e econômica dos sistemas de Rio Negro e de Mafra, informando a ambos os municÃpios que seriam necessárias diversas providências para que fosse viabilizada a retomada das atividades, o que infelizmente ainda não foi respondido até a presente dataâ€. Veja a nota na Ãntegra no final desta reportagem.
VOLTA DO TRANSPORTE PÚBLICO PODERà SER PREJUDICADA
Com a notÃcia do fechamento da Viação Santa Clara, a qual era a empresa credenciada e responsável pelo transporte público em Riomafra, o retorno do mesmo, programada para a próxima segunda-feira 08, em ambas as cidades poderá ser prejudicada e o mesmo poderá não acontecer de imediato.
Após a notÃcia do encerramento das atividades da Santa Clara, o CIMU – Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana, convocou uma reunião de emergência na tarde de ontem 02, para tomada de atitudes, a qual deverá fazer um chamamento público para contratação de nova empresa para realização do transporte coletivo em Riomafra.
CIMU E PREFEITURAS JÃ HAVIAM BALIZADO A VOLTA DO TRANSPORTE MUNICIPAL
Ontem 02, foi realizada uma reunião entre representantes das Prefeituras de Mafra e de Rio Negro e do CIMU, para elaboração de um estudo sanitário e normas de segurança que irão balizar a retomada das atividades.  A previsão é de que até a próxima quinta-feira (04), haja publicação de decreto municipal para reorganização do transporte coletivo municipal. Porém, a retomada das atividades vai depender de que haja empresa interessada em assumir os trabalhos nos municÃpios.
A previsão era de que haveria liberação do transporte a partir de 8 de junho, condicionada à determinação de recomendações sanitárias e epidemiológicas do COES – Centro de Operações de Emergência em Saúde do Estado de Santa Catarina, e do decreto estadual nº 630, e ao cumprimento das mesmas pela empresa responsável.
NOTA OFICIAL
No final da tarde de ontem a empresa Santa Clara emitiu uma nota oficial a imprensa
Veja a nota na Ãntegra:
A Viação Santa Clara vem a público informar que está com seus serviços de transporte público de passageiros na modalidade serviço urbano paralisados por força de legislação estadual do estado de Santa Catarina há mais de 75 (setenta e cinco) dias. Durante esse perÃodo, vem suportando os custos da atividade sem a respectiva e necessária receita para fazer frente aos compromissos que são diários, mesmo com as atividades paradas – em especial, folha de salários, fornecedores e investimentos além das obrigações tributárias.
Informa ainda que na data de hoje, realizou reunião com todos os colaboradores para apresentar as dificuldades suportadas há anos, dentro de uma realidade de insegurança jurÃdica e de desequilÃbrio econômico-financeiro do sistema de transporte do municÃpio de Rio Negro-PR e Mafra- SC situações essas causadas exclusivamente pela inércia de cada uma das administrações municipais.
Na oportunidade, apresentou aos colaboradores todas as medidas tomadas para manutenção da empresa e em especial todos os expedientes devidamente protocolados nas prefeituras municipais desde o final de 2018, sendo que até o presente momento não houve nenhum tipo de manifestação por parte das municipalidades, em especial nos expedientes protocolados em abril de 2020, portanto há quase 2 (dois) meses.
O expediente protocolado na prefeitura de Rio Negro-PR, datado de 08 de abril de 2020, requerendo providências emergenciais para retomada das atividades segue, até o presente momento, sem resposta do municÃpio.
Também em expediente próprio, a empresa protocolou em 14 de Abril de 2020, antecipando-o em e-mail endereçado as secretarias competentes em 08 de abril de 2020, ou seja, há mais de 45 (quarenta e cinco) dias, também sem manifestação alguma por parte da municipalidade de Mafra. A respeito desse expediente, em especial, a empresa ingressou com medida judicial na Justiça do Estado de Santa Catarina, para que o MUNICÃPIO DE MAFRA apresente a sua manifestação.
Dessa forma, a empresa esclarece que apresentou tempestivamente a realidade da situação jurÃdica e econômica dos sistemas de Rio Negro-PR e de Mafra-SC, informando a ambos os municÃpios que seriam necessárias diversas providências para que fosse viabilizada a retomada das atividades, o que infelizmente ainda não foi respondido até a presente data.