Os casos confirmados da Covid-19 continuam a subir em Riomafra. Mesmo sendo de forma lenta, o aumento de pessoas infectadas traz preocupação. Na região, Campo do Tenente registrou a primeira morte.
Nesta quinta-feira (11) a Saúde de Rio Negro confirmou mais dois casos da Covid-19 no municÃpio, uma menina de 13 anos que interagiu com um paciente infectado e que estava em isolamento e um jovem de 25 que não tem o registro do contágio.
Mafra também viu o número de infectados subir, o último boletim divulgado o municÃpio apontou 16 casos da doença, um deles em estado grave – internado na UTI – e dois na enfermaria.
Três Barras, municÃpio da região com o maior número de casos, divulgou boletim informando que a cidade tem um total de 161 casos positivos. Canoinhas está com 87. São Bento do Sul tem com 39 casos e um óbito e Papanduva com 19 casos e quatro óbitos).
ALERTA
Com a chegada dos dias mais frios é fundamental cuidar bem da saúde e evitar situações que possam agredir o sistema respiratório. Medidas simples de segurança como uso de máscaras, higienização das mãos e evitar ambientes fechados ajudam a evitar a propagação de vÃrus como da gripe e da Covid-19
Passando-se mais de 70 dias desde o inÃcio das medidas de isolamento e distanciamento social, observa-se que a população acaba relaxando quanto à s medidas não farmacológicas que ajudam a conter a proliferação do coronavÃurs. Basta observar o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde do dia 16 de maio que trazia três casos confirmados da Covid-19. Esses dados vinham se mantendo estáveis até então. Já no dia 09 de junho, pouco mais de 20 dias depois, o panorama mudou, subiram para 15 casos confirmados e outros 26 suspeitos em análise. Um dos pacientes infectados encontra-se na UTI
A secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, alerta que Mafra está entrando em um perÃodo crÃtico, com a chegada de baixas temperaturas. “Mafra nos últimos dias registrou cinco novos casos de coronavÃrus. Não é hora de relaxar, mas sim de continuar a fazer a prevençãoâ€, disse.
FORA VÃRUS
A população, junto à Secretaria de Saúde, tem papel fundamental no que tange a evitar a transmissão da Covid-19, bem como de outras doenças respiratórias causadas por vÃrus. Siga as principais medidas não farmacológicas e evite sua contaminação e a de outras pessoas, barrando a propagação de doenças.
– Use máscaras, de preferência as de pano – para quem não faz atendimento direto à população. A máscara se torna uma barreira, pois a transmissão do vÃrus é através de gotÃculas. É um equipamento de proteção individual e do próximo.
– Use álcool gel 70% – este rompe a barreira do vÃrus e o mata;
– Use água e sabão nas mãos para higienização;
– Respeito ao distanciamento social – no mÃnimo 1,5 metros;
– Evite aglomerações;
– Mantenha os ambientes ventilados – mesmo nos dias frios deixe o ar circular.
MUNICÃPIOS DO PLANALTO NORTE
– Rio Negrinho – 11 casos e um óbito;
– Porto União – sete casos;
– Itaiópolis – três casos e um óbito; e
– Bela Vista do Toldo, Monte Castelo e Campo Alegre – possuem um caso cada municÃpio.
CAMPO DO TENENTE REGISTRA PRIMEIRO ÓBITO
A Secretaria de Campo do Tenente anunciou na tarde desta quarta-feira (10) o primeiro óbito por Covid-19 no municÃpio. A vÃtima é um paciente do sexo masculino, com 49 anos de idade. Era diabético e cardÃaco, e também lutava contra uma bactéria KPC. Ele estava internado no Hospital do Rocio, em Campo Largo.
MAIS TRÊS CASOS NA LAPA
Nesta quinta-feira (11) o municÃpio da Lapa anunciou mais três casos positivos da Covid-19, dois homens e uma mulher. Um dos homens tem 30 anos e teve contato fora do municÃpio com um infectado, o outro é um idoso morador do interior do municÃpio. A mulher é uma jovem entre 20 e 30 anos que possuà histórico de viagens e trabalho em outras cidades.