Animal não é mercadoria e Abrigo não é depósito (PELO MENOS NÃO O NOSSO).
E, sim, perdemos o sono muitas vezes por saber que há tantos cães abandonados pelas ruas.
Algumas pessoas acham que tirar um cãozinho das ruas ou vítima de maus-tratos é só ir lá, resgatá-lo e colocá-lo em qualquer lugar em nosso abrigo, como se fosse mercadoria que se coloca em um depósito. Aviso: Não, não é assim que funciona, pois apesar do espaço físico do abrigo ser grande, temos somente 12 canis com capacidade física para no máximo 05 cães de porte médio para pequeno.
Quando muitas vezes recusamos fazer um resgate (e não gostaríamos de negar), acham ruim, nos criticam até. Muitos dizem que pelo fato de nos ajudar tem o direito de exigir vagas no abrigo, entre tantas outras coisas que somos obrigados a ler e escutar.
Quantas vezes já lemos ou escutamos:
PARA QUE SERVE O ABRIGO?
AFINAL VOCÊS NÃO SÃO UMA ONG?
Uma pena que seja assim e que as pessoas não entendam que não negamos simplesmente porque não queremos ajudar. Se não o fazemos, é por total falta de espaço e de condições financeiras.
Administrar ou trabalhar em uma ONG não é uma tarefa das mais fáceis. Os problemas são sempre muitos e na maioria das vezes desconhecidos do grande público. Todos os animais resgatados não vêm com saúde. Os idosos vão ficando doentes e sabemos que eles nunca serão adotados, mas precisam de tratamento também para poderem viver seus últimos dias com dignidade e sem dores. Acabam virando “nossos cães” de verdade. Tudo bem, gostamos deles e não nos importamos com isso. Se tiramos eles das ruas é para dar dignidade e qualidade de vida, senão teríamos deixado na rua.
Enquanto não houver LEIS SEVERAS CONTRA ABANDONO, MAUS TRATOS esta situação em todas as cidades vai continuar.
LEMBRANDO SEMPRE QUE CRITICAR SEM CONHECER É DIFAMAR.
AS PORTAS DO ABRIGO ESTÃO SEMPRE ABERTAS PARA TODOS CONHECEREM NOSSO TRABALHO.
SOMOS TODOS VOLUNTÁRIOS.