5 dicas para escolher a plataforma de e-commerce correta

Por Assessoria - 04/11/2019

O que é um e-commerce? É um veículo digital que ajuda na montagem de lojas virtuais para o comércio eletrônico feito através da internet.

Uma plataforma de e-commerce não faz milagres, porém pode servir como um grande meio para conseguir materializar o milagre e deve ser utilizado. Assim, o impacto direto no sucesso de um e-commerce depende diretamente dessa escolha.

O importante é entender que cada empreendimento virtual tem o seu tamanho e também as necessidades próprias. Logo, o empreendedor precisa ter muito cuidado para que a escolha da melhor plataforma possa acontecer.

É fundamental ter atenção as características do seu negócio e também as principais funcionalidades dessa ferramenta. Acompanhe algumas dicas para que escolher a plataforma de e-commerce aconteça do modo adequada.

Quais são as dicas para escolher a plataforma de e-commerce?

A princípio, para aprender a fazer a escolha adequada da plataforma, é importante analisar questões essenciais. Dessa forma, chega-se ao momento de obter as informações e a seguir veja algumas perguntas relevantes:

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  • Existe chance de personalizar a plataforma?
  • A interface é simples ou não?
  • Como é a navegação nos disponíveis móveis?
  • A gestão pode ser feita por meio dessas ferramentas?
  • O visual é atraente ou não?
  • Qual é nível inerente a integração desses serviços com as mídias externas?
  • Os seus planos de marketing podem ser atrelados a plataforma?
  • Funciona bem com os navegadores mais comuns?
  • As opções de pagamentos são variadas?
  • As técnicas de SEO podem ser aplicadas nessa plataforma?
  • Os recursos e funcionalidades entregam o seu desejo?

De antemão, a resposta dessas perguntas não é simples de ser obtida e nem fácil, porém não é impossível. Desse modo, chegou a hora de obter todas as informações e a seguir confira as 5 dicas para escolher a plataforma:

Investimento mensal

Primeiramente, é algo muito importante e precisa ser levado em consideração, especialmente no ato de escolha. Do mesmo modo, reflete a maneira direta dessa gestão financeira do e-commerce como um todo.

As inúmeras opções do mercado, tanto gratuitas e também pagas estão inclusas nesse processo. O principal é entender nem sempre o melhor para o seu comércio é a opção mais barata, sempre considerando o custo-benefício.

Aquela história do “barato que saí caro†acontece com frequência e a dica é prestar atenção em muitos fatores. Por exemplo: suporte, funcionalidade e testemunhos dos clientes, afinal são esses os pontos mais importantes.

A dica é analisar o investimento mensal e ver se os valores estão dentro do orçamento do seu e-commerce. Sob o mesmo ponto de vista, chegou a hora de refletir e a melhor opção poderá ser escolhida por todos os envolvidos.

Possibilidade de customização

Antes de mais nada, não é positivo que a plataforma não tenha nenhuma possibilidade de ser customizada. Lembre-se que o negócio precisa atender a sua demanda e ficar com a “sua cara†é algo sempre muito mais positivo.

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Por exemplo: imagine uma loja física de shopping e imagine que é importante escolher as cores, a fachada e todo o mostruário. A ideia é que a identidade do local possa ficar da sua forma e não de outra maneira diferenciada.

Nas lojas virtuais, é necessário entender que o mesmo princípio precisa ser seguido e o ideal é optar por isso. A plataforma precisa permitir a edição das informações da maneira que o empreendedor possa vir a desejar.

Desde já, não é interessante para essa postagem citar alguma plataforma que muitas isso e, na verdade, tem muitas que fazem isso. Afinal, a ideia é conseguir manter a competitividade e opções permitem que isso aconteça.

Recursos disponíveis

As funcionalidades e os recursos são as principais ferramentas que a plataforma pode oferecer a esse gestor. Vale lembrar que o site precisa facilitar a vida de todos e algumas funcionalidades estão presentes nisso.

Trata-se das listas de desejos e os carrinhos de compra, mas o controle financeiro e a gestão de estoques estão inclusas. Além disso, engloba também a recomendação da loja e também a própria comparação de preços.

Procure avalizar tudo o que a plataforma pode proporcionar para todas as partes e o objetivo é facilitar a vida do gestor. Por outro lado, cativa o cliente e oferece uma vantagem importante para o e-commerce como um todo.

Algumas plataformas são abertas e permitem que os recursos possam ser melhorados, ou seja, atualizados para a empresa. No entanto, pode ser preciso ter algum conhecimento e isso não pode ser vista como uma regra.

Chance de integração

Essa questão é deixada de lado e não dão muita importância, mas faz diferença e precisa ser analisada corretamente. Entretanto, aqueles que analisam tema chance de descobrir que o nível de integração é importante.

A plataforma precisa ser pensada assim e uma reavaliação é fundamental, especialmente se a plataforma tiver integração. Bem como, tem muita ligação com os serviços e a seguir confira quais são as principais informações:

  • Certificações de segurança;
  • Correios;
  • Informações da transportadora;
  • Redes sociais;
  • Serviços antifraudes;
  • Serviços bancários.

O mais importante é entender que todos esses fatores fazem muita diferença e especialmente na reputação do seu negócio. Em seguida, é a hora de pensar melhor e a tendência é que possa estar fazendo cada vez mais sentido.

Opções de pagamento

Com a competitividade acirrada presente no mundo virtual, um fator que tem feito diferença é a plataforma. Frequentemente, as pessoas querem um local que possa abrir logo e que ofereça boas condições de uso.

O cliente precisa escolher uma loja virtual para que as compras possam ser feitas e também as formas de pagamento. É muito relevante que ao oferecer os serviços para os clientes, esses fatos possam ser pensados do modo certo.

À primeira vista, opte pela plataforma que tenha condições de oferecer as mais variadas opções de pagamento. É muito importante entender melhor sobre todas essas informações e a seguir confira alguns pontos essenciais:

  • Boleto;
  • Cartão de crédito;
  • Débito em conta;
  • Mercado Pago;
  • PagSeguro;
  • PayPal;

Esses pontos têm muita relevância no impacto no ticket médio desse e-commerce e também nas conversões. Fato é que na hora de escolher a plataforma campeã, é importante considerar as formas de pagamento.

Embora pareça complicado, a realidade é que as dicas podem ser seguidas e não tem o entendimento complicado. Em resumo, é apenas usar a reflexão a seu favor e encontrar a plataforma de e-commerce com facilidade.

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