Casamento tira homens das tarefas domésticas, mostra estudo

Por Assessoria - 12/08/2019

Mesmo em 2019, quando as discussões sobre igualdade de gêneros ganham cada vez mais força, casar-se ainda pode significar um afastamento das tarefas domésticas para os homens. Pelo menos isso é o que nos mostra um estudo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa, que aponta índices de homens e mulheres, solteiros e casados, que participam das atividades domésticas em casa.

Os números apontados pelo IBGE refletem a realidade das casas brasileiras. Ainda que muitos homens já façam parte da rotina de atividades domésticas em suas famílias, muitos ainda se recusam a ajudar em casa. Segundo o portal UniversoDeles.com.br, voltado ao universo masculino, a imensa maioria das buscas feitas por homem, quando o assunto é a casa, ainda se referem a ferramentas e itens para o bar, por exemplo. Por outro lado, mais de 70% das buscas por itens de limpeza e cozinha ainda são feitas por mulheres.

De acordo com o estudo do IBGE, 92% dos homens solteiros que moram sozinhos são os responsáveis pelas tarefas domésticas, como lavar louça e cozinhar. Já entre os casados, esta porcentagem cai para 58%. Quando se trata da limpeza da casa, 88% se encarregam da tarefa quando solteiros, e apenas 49% fazem faxina depois do matrimônio.

Entre as mulheres, os números não se alteram muito entre as solteiras e casadas, segundo aponta o mesmo estudo do IBGE. Cerca de 97,1% das mulheres que moram sozinhas lavam louça e cozinham. Entre as casadas, esse número é de 97,6%. Quando o assunto é faxina, 92,3% das mulheres solteiras se encarregam dessa tarefa, contra 93,4% das casadas.

Segundo aponta o estudo, os homens preferem fazer outras tarefa em casa. Por exemplo, 72% fazem compras e pesquisam preços, enquanto apenas 54% cuidam das roupas e sapatos. Em ambas as funções, porém, as mulheres são mais ativas. Mais de 77% fazem compras, e mais de 90% cuidam das roupas e sapatos. Quando se trata de cozinhar, 95% das mulheres põem a mão na massa, contra apenas 60% dos homens.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A única atividade que os homens fazem mais do que as mulheres em casa são os reparos nos automóveis ou eletrodomésticos. Mais de 59% dos homens se dedicam a essas atividades no lar, contra uma taxa de 46,9% das mulheres.

Com relação aos filhos, os pais são mais requisitados para as brincadeiras e acompanhamento das crianças, enquanto as mães ficam incumbidas das tarefas de alimentação, higiene e auxílio na lição de casa. Segundo o IBGE, 85% das mulheres se dedicam a higiene pessoal dos filhos e 72% auxiliam nas tarefas escolares. Já entre os pais, essas taxas diminuem para 67 e 60%, respectivamente.

Obviamente, o fato de participar ou não das atividades domésticas tem relação direta com a atividade profissional de cada pessoa. Muitas vezes, o homem é o responsável pela atividade remunerada, que traz dinheiro para casa, enquanto a mulher cuida dos afazeres domésticos. Em alguns casos, ainda que mais raros, acontece o contrário. A tendência, no entanto, é que cada vez mais haja igualdade entre os gêneros, e que homens e mulheres dividam as tarefas tanto dentro, quanto fora de casa.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.