Passar muito tempo em casa acaba revelando aspectos que precisavam de mudanças há meses e estavam sendo adiadas, seja por falta de tempo, dinheiro ou disposição mesmo. Enquanto a vacina prometida para dezembro não chega, o isolamento social causado pela pandemia, embora já dure cerca de cinco meses, ainda é a medida mais recomendada para reduzir a curva de crescimento dos casos positivos.
Isso faz com que as pessoas tenham tempo de olhar para casa com mais cuidado e aproveitem o tempo livre para caprichar nos reparos, trazer uma nova cara para o lar e ainda matar o tédio da quarentena.
Durante o perÃodo de isolamento social, pequenos reparos são permitidos. Obras maiores como quebra de parede e troca de pisos devem ser adiadas. Especialmente em condomÃnios, o barulho de uma reforma pode ser bem estressante para quem está há meses confinado. Porém, para decorar sua casa gastando pouco não é preciso nem mesmo incomodar os vizinhos. Confira três etapas para renovar os ambientes gastando pouco:
Primeira etapa: capriche na pintura das paredesÂ
Renovar a cor das paredes é uma opção barata que pode transformar completamente um cômodo. Você mesmo pode realizar o serviço com poucos utensÃlios. Você não precisa sair nem para ir ao material de construção mais perto de casa, hoje em dia é possÃvel pedir tudo on-line.
Existem diversos estilos de pintura para você reproduzir em casa. Paredes com formas geométricas são tendência e você pode criar a forma que quiser brincando com as cores. Outra ideia que deixa o ambiente moderno é a pintura de meia parede.
Segunda etapa: troque os móveis de lugarÂ
Com a parede renovada é hora de fazer umas mudanças na posição dos móveis. Você pode mudar a sua cama de parede, arrastar o sofá para outro lado ou simplesmente achar outro cantinho para pequenos móveis. Essa troca simples e gratuita vai deixar os ambientes completamente diferentes.
Se você dispõe de um orçamento maior, pode investir em novos móveis para sua casa. Para a personal organizer e redatora do SWEETESTHOME, RaÃssa Alvarez, é importante pensar nos móveis de forma que eles ultrapassem o aspecto estético e ajudem na organização da casa. “Uma cômoda para o quarto ou um novo aparador para sala são opções úteis e baratasâ€, afirma.Â
Terceira etapa: use quadros e plantas
Para finalizar sua pequena reforma, nada melhor do que apostar nos detalhes. Quadros sempre são opções interessantes e baratas para dar uma nova cara para suas paredes. A diversidade de molduras e estilos tornam esse um item de decoração perfeito para qualquer cômodo.
Para deixar sua casa ainda mais bonita investindo pouco, as plantas não podem ser deixadas de lado. Elas trazem cor e vida para os ambientes. Você pode apostar em vasos, plantas em prateleiras ou ainda suspensas.
Com pouco dinheiro e bastante tempo você pode deixar sua casa com outra cara durante a quarentena.