Sabemos que a IA (Inteligência Artificial) já faz parte do nosso dia a dia. Desde carros automatizados que podem seguir rotas de gps, parando em sinais, parando para pedestres e desviando de outros carros, meio-fios ou qualquer tipo de obstáculo. Sabemos também que a inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano ao falar com atendentes virtuais, em chatbots de empresas aéreas, de celular, de internet e tantas outras. Mas você sabia que pode impulsionar as vendas do seu negócio através desse tipo de tecnologia ? Aqui vamos te sugerir algumas dicas de como sua empresa pode crescer utilizando algumas ferramentas novas.
Classificação de clientes potenciais: Você pode levar uma eternidade classificando quais clientes são mais interessantes para direcionar os seus esforços de vendas e como chegar até eles. As redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e Google Plus têm milhões de usuários e é muito difícil fazer essa seleção. Para isso, existem ferramentas com IA que podem te ajudar.
Chatbots: Cada vez mais vemos em sites e app a possibilidade de falar com um chatbot, que são robôs com a função de resolver problemas de acordo com a necessidade do cliente. Seja para gerar uma conversa de boas vindas, para que a empresa consiga informações mais precisas do seu cliente, para tirar dúvidas sobre serviços ou para acompanhar um envio de produto ou um processo. Ele agiliza uma parte massante, que é o atendimento ao cliente em larga escala e coleta dados para serem analisados em uma base que vai definir vários caminhos para o seu marketing digital. São diversas possibilidades de aplicação utilizando a mesma ferramenta a depender de como você a programa e uma grande perspectiva de crescimento.
Automação de estoque
Pra quem trabalha no varejo o gerenciamento de estoque pode ser uma dor de cabeça. Para que os clientes possam ter uma visibilidade de disponibilidade para compras online é muito difícil fazer isso em tempo real. Aí entra a IA ajudando a integrar a busca dos clientes pelo produto com os números de entrada e saída do estoque simultaneamente.
Clicar e retirar
Transformar lojas físicas em centros de distribuição já não é mais novidade. A Amazon já faz isso nos EUA há anos e agora essa tecnologia está chegando também no Brasil. Para evitar as filas intermináveis para pagar, para sacar dinheiro e prazos longos para entrega, os lojistas vêm optando por se enquadrar no sistema do Clique e Retire. O cliente compra o produto online e pede para entregar em casa ou passa pra buscar. E o sistema organiza essa informação de forma automática.
Melhorar os argumentos com análises preditivas
A IA rastreia os hábitos de compras e buscas dos clientes e permite que o sistema preveja o que o potencial cliente deseja comprar. Através de um refinado modo de cruzamento dados e de análise esse tipo de ferramenta faz com que seja cada vez mais simples essa tarefa.Você não precisa esperar que carros sem motorista comecem a ser comuns nas ruas e acessíveis ao bolso. Você pode desfrutar de ferramentas com IA a partir de agora sem medo de ser feliz. Está esperando o quê para alavancar os seus negócios?