A Sensor Tower, companhia especializada na análise de dados, divulgou recentemente um relatório onde aponta que 1% das distribuidoras de games angariaram US$ 27 bilhões em receita com os jogos mobile apenas no primeiro semestre deste ano.
A porcentagem apresentada pelo relatório equivale a 460 companhias com atuação global, que juntas somam aproximadamente 93% dos gastos em jogos para smartphones dos usuários durante o perÃodo da pesquisa. Já o lucro restante, advindo das outras 46 mil distribuidoras, não ultrapassou a casa dos US$ 2 bilhões.
Mesmo com a distância discrepante entre os lucros, o levantamento destaca que ocorreu uma leve queda na participação das grandes companhias na indústria dos games mobile. Isso porque, nos estudos divulgados nos últimos anos, tais empresas costumavam apresentar um controle da receita em torno de 95%, já neste primeiro semestre de 2022 esse número caiu para 93%.
No relatório feito pela Sensor Tower, ainda é possÃvel distinguir a empresa que mais faturou no setor. E como já era de se esperar, a Tencent, empresa chinesa, é a lÃder desse mercado, tendo embolsado US$ 2,6 bilhões – aproximadamente 10% do lucro do nicho no primeiro semestre.
A Sensor Tower também analisou a receita total advinda de aplicativos mobile, que também contabiliza os jogos. Com isso, segundo a empresa, 91% do lucro obtido com esse setor advém de 1.800 distribuidoras, e essa porcentagem equivale a US$ 42 bilhões.
No Brasil, os jogos mobile são uma verdadeira febre, e tÃtulos como Free Fire e Fortnite fazem um sucesso estrondoso com o público de todas as idades. No entanto, um setor do entretenimento que a cada dia ganha mais destaque em solo tupiniquim é o da jogatina digital, principalmente porque algumas plataformas oferecem os bônus de cassino online. Com isso, os usuários têm direito a um saldo inicial extra, que pode ser utilizado para testar os jogos oferecidos pelas operadoras, dessa forma eles podem se divertir por horas antes de realizar um investimento mais significativo.
Passatempo favorito
Tanto no Brasil quanto em vários paÃses do exterior, a tendência entre os fãs de jogos eletrônicos é a mesma. De acordo com a pesquisa Generation Report, da NewZoo, os games mobile são o passatempo preferido das gerações Z e Millennials. Isso porque esse público passa mais horas com esses games do que com qualquer outra alternativa de diversão.
Os dados apresentados pela NewZoo são bastante parecidos com os divulgados por uma pesquisa conduzida pela plataforma de streaming, Nimo TV Brasil. Segundo o serviço, aproximadamente 64% dos gamers brasileiros passaram em média duas horas por dia jogando no smartphone durante o perÃodo de isolamento social. Na pesquisa da NewZoo, chegou-se à conclusão de que 77% dos indivÃduos da geração Z optam por jogar no smartphone – já entre os Millennials esse percentual é um pouco menor, 73%.
“A tendência é a mesma no Brasil e no mundo no que diz respeito ao comportamento dos gamers. Nossas pesquisas já reforçavam a presença dos jogos mobile como principal fonte de entretenimento e diversão para os brasileiros usuários da Nimo TV, e agora vem a pesquisa da NewZoo, ainda mais abrangente, confirmando este direcionamentoâ€, relatou chefe de PR e social media na Nimo TV Brasil, Rodrigo Russano Dias.
O público que acompanha esportes eletrônicos também recebeu certo destaque no relatório da NewZoo. Segundo a companhia, pouco mais de dois terços dos jovens que gostam de jogar, também acompanham conteúdos relacionados ao eSports. Enquanto isso, a pesquisa da Nimo TV destaca que 13% do público nacional que se diz gamer, assiste a competições de eSports e passou a adotar esse comportamento durante o perÃodo de isolamento social. Sendo que 69% dos jogadores costumam assistir à s competições através dos smartphones.