A recomendação feita pelo American Academy of Pediatrics é que os médicos fiquem atentos a sinais de depressão nas consultas pós-natais tanto na mulher quanto no homem. A depressão entre novos pais é um problema que às vezes passa desapercebido segundo estudo publicado pela Universidade Wisconsin-Madison. Estima-se que de 2% a 25% dos pais sejam afetados com a doença.
Apesar ser mais frequente nas mães, o sexo masculino também pode sofrer com esse problema. A tristeza paterna, que dá as caras logo depois que o bebê nasce, tem nome e sigla. Trata-se da depressão pós-parto, ou DPP, como preferem chamar os especialistas sendo mais comum entre os pais de primeira viagem ou que não estavam preparados a chegada de um bebê. Dr. Domingos Mantelli esclarece alguns mitos e verdades sobre os homens.
Homens podem ter depressão pós-parto? Verdade
Embora não seja tão frequente, a depressão pós-parto em homens também pode ocorrer. Diferentemente das mulheres, cuja oscilação de humor é causada, na maioria das vezes, por alterações fisiológicas e hormonais na gravidez, a ocorrência desse tipo de depressão nos pais está ligada a questões e situações psicológicas. O homem pode sentir certo isolamento após o nascimento do bebê, pois toda a atenção é direcionada para o recém-nascido, o que faz com que alguns pais se sintam esquecidos. O afastamento sexual do casal também pode ser uma das causas dessa depressão.
Homens que desejam ser papais precisam de suplementos de ácido fólico? Mito Homens que querem ser pais não precisam ingerir ácido fólico, mas devem incluir na dieta suas fontes naturais como brócolis e espinafre. As cápsulas dessa vitamina do complexo B são indicadas apenas para as mulheres que desejam ser mães. O suplemento é essencial para prevenir malformação fetal, principalmente nas primeiras semanas de gravidez, quando se forma o tubo neural do bebê.
Homens e mulheres vegetarianos precisam rever as regras alimentares quando decidirem ter filhos? Verdade
O ideal é procurar um médico e um nutricionista para avaliar a situação. Pode ser necessário compensar a carência de alguns nutrientes.
Se o resultado da coleta de espermatozoides do marido vem acima do normal, aumentam as chances de a mulher engravidar de gêmeos? Mito
As chances de haver concepção de gêmeos dependem de fatores genéticos e congênitos. Independentemente da quantidade de espermatozoides que o homem produz, normalmente apenas um deles fecunda o óvulo.
É recomendável que o futuro papai consuma grande quantidade de vitamina A antes da fecundação, caso apresente deficiência dessa vitamina? Verdade
A vitamina A encontra no leite, ovos e fÃgado, influenciam na produção e na resistência dos espermatozoides, tendo efeito direto nas chances de haver fecundação. No entanto, o consumo precisa ser equilibrado, pois o consumo em excesso pode ser tóxico para o organismo. A suplementação de vitamina A para o homem, no perÃodo pré-gravidez deve ser prescrita pelo médico, devendo ser feita somente se houver alguma deficiência da vitamina, devendo ser diagnosticada por exames.
Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra – autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetraâ€. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e residência médica na área de Ginecologia e ObstetrÃcia pela mesma instituição. Dr. Domingos Mantelli tem pós-graduação em Ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica, e em Medicina Legal e PerÃcias Médicas.