O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site um simulador de votação na urna eletrônica com o objetivo de treinar a população e tirar eventuais dúvidas referentes à utilização do equipamento e procedimentos.
Com o simulador é possível treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições municipais de 2016 da mesma maneira que ocorrerá no dia do pleito, como se estivesse diante de uma urna eletrônica.
Desenvolvido pelo próprio TSE, o software apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). É possível navegar pelos partidos usando as setas para a direita e para a esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.
No fim da votação, ou a qualquer momento, é possível retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link nova simulação).
Devido a sua característica didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o usuário clique na mensagem apresentada.
Escolha o turno e simule uma votação na urna de forma rápida, didática e divertida.
Confira abaixo as instruções para simular seu voto
Como votar
Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato ou do partido de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.
Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA.
Após o registro do voto para todos os cargos, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.
Como corrigir o voto
Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.
Como votar em branco
Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO.
Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.
Cuidado!
Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistente e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.
Fonte: Site do TSE – www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016