Para o torcedor do interior, matar a saudades dos bons tempos dos Campeonatos da extinta Liga Mafrense de Desportos (LMD), trazemos uma reportagem da final de 2009, entre Hilton do Avencal do Saltinho e Vasco da Gama de Augusta Vitória.
O futebol do interior muito contribuiu para com as competições realizadas pela LMD e nesta final de 2009, estavam às representações do extinto Hilton e o Vasco da Gama, tradicionais equipes de nosso futebol amador.
Nessa época a LMD era dirigida pelo saudoso Nilson Matoso e sua vice Kátia Silene Lanski, tinham o apoio da administração municipal do prefeito João Alfredo Herbst, muito incentivou o esporte amador em sua gestão.
O Vasco da Gama de Augusta Vitória ainda está na ativa, sendo um dos clubes mais velhos em atividades no futebol de Mafra, faz parte da Série B do Campeonato Municipal de Futebol, numa realização da Diretoria Municipal de Esportes (DME).
O Hilton do Avencal do Saltinho marcou sua trajetória no futebol de Mafra, revelou bons jogadores, onde destacamos o goleiro Gilmar, o zagueiro Eli o médio volante Zé Mário, o meio atacante Diunha, os irmãos Gonstarski (Márcio, Odair e Mauro), entre tantos que marcaram com esta camisa tricolor.
A final foi no mês de dezembro de 2009, tendo por local o estádio municipal Alfredo Herbst, recebendo um grande público, muitos deles das localidades interioranas de Augusta Vitória e Avencal do Saltinho.
Hilton e Vasco da Gama proporcionaram uma final de muito equilÃbrio técnico, comprovando as tradições das forças das equipes do interior. O futebol do interior sempre foi referencia na extinta LMD, também ficou na saudade, assim como muitos clubes que acabaram.
O Hilton com sua espinha dorsal, liderada pelo goleiro Ivan Pombo a experiência do zagueiro Zé Mário e os irmãos Gonstarki, saiu vencedor pelo placar de 01 a 00, comprovando dentro das quatro linhas o equilÃbrio entre estas duas forças do futebol do interior.
O Vasco da Gama de Augusta Vitória caiu de pé nesta final, tinha um plantel de muita qualidade técnica, com destaque para o goleiro Lucas, o zagueiro Valdirei, e os reforços de Leonel de Itaiópolis e ainda Caetano, Dione, Casariu e Juca, todos do futebol canoinhense.