Há poucos dias da estreia da seleção verde-amarela na maior competição de nações do futebol, a torcida brasileira começa a se animar. Depois da convincente vitória diante da equipe da Croácia por 2×0 (gols de Neymar e Firmino), o time de Tite agora se prepara para enfrentar a Áustria no último compromisso antes da Copa.
Para este confronto, Tite definiu nos treinos o time titular com Neymar (PSG), Coutinho (Barcelona), Willian (Chelsea) e Gabriel Jesus (Manchester City).
Para o encontro dos atletas em campo, o técnico Tite mudou o posicionamento de Philipe Coutinho, o recuando e usando Willian um pouco mais avançado. Desta forma, a equipe deve abusar de características ofensivas e aproveitar da chegada por trás do jogador do Barcelona e de seu companheiro de time, Paulinho. Desta forma, Casemiro, recentemente campeão da Europa com o Real Madrid tem uma função estratégica, de contenção. O apoio dos laterais Marcelo e Danilo nesta formação também é fundamental.
O Brasil é um dos favoritos. Segundo o site de apostas Betway, os sul-americanos e os alemães são os pagam 5,5 para um a quem decide colocar as fichas nos times que protagonizaram o 7×1 na Copa passada.
Classificam os dois melhores de cada grupo para os confrontos diretos.
Falando de problemas, a comissão técnica tem duas dores de cabeça – ambas no departamento médico. Isso porque o meia Renato Augusto, que vinha sendo poupado dos treinamentos e do primeiro amistoso por dores no joelho e o atacante Fred, que sofreu uma pancada no tornozelo.
Ambos tem sido avaliados frequentemente e segundo os médicos da equipe, por enquanto não existe risco de corte de nenhum atleta.
Recentemente, em coletiva, Rodrigo Lasmar confirmou a informação: “Hoje, está descartada a possibilidade de corte do Renato. Foi apenas o início de um trabalho com o grupo, ainda é muito pouco tempo, mas a resposta foi a melhor possível. Temos tempo até o início da Copa. A prioridade é que ele se recupere bem. Se não puder jogar domingo, não será um empecilho” comentou, se referindo ao segundo amistoso.
Douglas Costa vinha sentindo um desconforto na coxa e após tratamento, mostrou melhoras. Sobre isto, o médico brasileiro também comentou: “Douglas evoluiu bem, tivemos uma resposta muito positiva do ponto de vista médico, tomamos cuidado para ele não ser submetido a uma carga de trabalho que pudesse gerar outra lesão. Da nossa parte está totalmente liberado. É mais ou menos esse protocolo que pensamos em seguir com o Renato. A partir disso vai havendo uma exigência física maior. Que o problema esteja resolvido, mas que não incorra numa nova carga. Só vai jogar se estiver pronto, senão vamos aguardar e prepará-lo.”
A partir do dia 11 de junho, o time se instalará em Sochi, que servirá como base para o Mundial. A partir daí, cinco dias até a estreia na Copa, contra a Suíça, em Rostov, no dia 17.
No dia 22, o segundo compromisso da nossa Seleção, na histórica cidade de São Petersburgo, contra a fraca equipe da Costa Rica. A seguir, no dia 27, o jogo que promete ser o mais duro desta primeira fase, contra a equipe da Sérvia, na capital Moscou.
O time se mostra preparado e confiante. Em recente entrevista, o lateral Marcelo, um dos mais experientes, contou sobre os bastidores da equipe: “A gente sabe que tem que fazer o que o professor pede. O professor Tite é o que mais sabe entre todos nós. Somos jogadores e temos que fazer o que ele acha melhor. Se tiver que correr mais, correr menos, a gente vai se adaptar. Todo mundo aqui está por um objetivo só, independentemente do posicionamento”.
Posição muito admirada pela torcida por receber famosos atletas (Roberto Carlos, Branco, Junior), o jogador do Real Madrid falou da pressão e comparação com os antigos donos da camisa 6: “Acho que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Aquilo foi em 2002, o título que ganhei agora foi maravilhoso, mas já passou. Do primeiro título que já passei na seleção já passou. Não tem isso de sinal. A gente está no mesmo barco. Futebol é jogado dentro de campo. A gente ganhou a Champions agora, mas já passou e estou focado na Seleção”.