A equipe de futsal Mafra Ferromax, que representou o município na Etapa Regional Leste-Norte dos 56º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizada entre os dias 06 e 11 de setembro na cidade mafrense, fechou sua participação na segunda colocação da competição, com quatro vitórias em cinco embates.
JOGOS
A equipe mafrense estreou com goleada na competição, vencendo o representante de Canelinha, pelo placar de 10 a 1, com gols de Cleitão, André (três), Feroz, Lucas Peres, Libânio, Pitoko, Jean e Ruan. Pelo lado canelinhense, quem balançou a rede, em uma cobrança de pênalti, foi Nicolas.
No segundo dia de confronto, diante de Campo Alegre, na noite de quinta-feira (08), o placar final foi de 6 a 1, sendo os gols mafrenses marcados por Lolatto (dois), Cleiton, Feroz, André e Ruan, contra um da equipe adversária, assinado por Matheus.
Com um gol de cabeça feito pelo pivô André, o clássico da chave, contra Canoinhas, realizado na noite de sexta-feira, dia 09, também terminou com vitória do Mafra Ferromax por 1 a 0, registrando 100% de aproveitamento na fase classificatória.
A noite de sábado (10), foi disputada a semifinal, diante do representante de Blumenau, terminando com placar de 2 a 1, com gols mafrenses assinados por Libânio e Lolatto. Pelo lado blumenauense, quem anotou foi Rafinha. A partida se definiu no primeiro tempo, onde aconteceram os três gols. Na segunda etapa, apesar de grande pressão por parte das duas equipes, nenhum lance se converteu em gol.
A grande final, realizada às 13h15min de domingo (11), diante da equipe de Araquari, evidenciou o equilíbrio a o nível técnico da disputa, onde a equipe mafrense abriu o placar por duas vezes, com gols do fixo Cleitão, e a equipe araquariense buscou o empate, com gols de Willian e Ninho, ainda no primeiro tempo. A partida seguiu equilibrada durante toda a segunda etapa, sendo levada para a prorrogação. Foram mais dois tempos de cinco minutos cada, onde no minuto final do segundo período, o goleiro araquariense lançou e Júlio, de cabeça, colocou a bola na área mafrense. Na tentativa do desvio, a bola acabou indo para o fundo da rede, colocando a equipe adversária em vantagem. O Mafra Ferromax veio com o goleiro linha, porém, sem sucesso. Fim de jogo, vitória de Araquari, por 3 a 2.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
O treinador mafrense Sandro de Oliveira Colvero avaliou como uma grande final, equilibrada e disputadíssima, entre duas grandes equipes. “Foi um jogo digno de duas equipes que chegaram invictas à final e querendo muito a vaga em disputa. Nossa equipe manteve a boa postura que tinha demonstrado até aqui, marcou forte e teve bom volume de jogo. Porém também sabíamos que estávamos enfrentando uma forte e experiente equipe que é o Araquari. Estivemos duas vezes na frente no marcador e eles buscaram a igualdade. E o jogo seguiu muito disputado e equilibrado tecnicamente. As duas equipes criaram boas situações para passar à frente no marcador na segunda etapa, mas a igualdade persistiu. Veio a prorrogação e conseguimos, apesar do grande desgaste físico e emocional, pressionar e criar situações claras de gol, porém não convertemos. Em uma das raras situações de gol que o adversário teve na prorrogação, um gol contra nosso quando faltavam 01min05seg para o fim decretou a vitória adversária, mesmo que na situação de ‘linha-gol’ nossa tenhamos criado uma oportunidade para empatar o embate”.
Apesar de não conquistar o título da Etapa Regional dos JASC, o técnico ressalta a satisfação com os resultados obtidos na competição: “O futsal é um esporte cativante e apaixonante, também por isso, a sua grande dinâmica não permite que o jogo esteja decidido até o final e nem sempre quem tem mais volume e cria mais vence. É um jogo de aproveitamento de erros e competência. Mas embora o título não tenha vindo, estamos satisfeitos e orgulhosos da nossa equipe pela bela competição e campanha que fez, que por sinal, poderá possibilitar a disputa pela vaga como segundo lugar com melhor índice técnico geral o que nos levaria à fase final”, disse.
A equipe volta a focar nas competições cujo segue disputando: “Agora é recuperar os atletas destes desgastantes cinco jogos em cinco dias para a partir de quarta-feira, iniciar uma nova ‘maratona’ de seis jogos em vinte dias entre a Divisão Especial e a Copa Santa Catarina”, finalizou Sandro.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Nesta quarta-feira, dia 14, a delegação mafrense viaja até a cidade de Concórdia, onde enfrenta os donos da casa, a partir das 20h15min, no Centro de Eventos, em jogo válido pela terceira rodada da segunda fase da Divisão Especial de Santa Catarina.
E no domingo, dia 18, às 19h, a bola volta a rolar no Ginásio de Esportes Wilson Buch, novamente contra a equipe de Araquari. O embate é válido pela Copa Santa Catarina. Venda de ingressos, aos preços promocionais de R$ 10 (normal) e R$ 5 (meia-entrada) inicia às 13h desta quarta-feira, dia 14, nas Lojas Susin.
Texto e fotos: Robson Komochena/Diretor de comunicação