Antes de iniciar os treinamentos, uma pequena pausa para fazer o bem. Foi assim na manhã desta quarta-feira (06), onde o Mafra Ferromax Futsal – representado pelos atletas Cleitão, Dudu, Feroz e Lolatto, acompanhados do técnico Sandro de Oliveira Colvero e do supervisor da equipe adulta e categorias de base Luiz Eduardo Petreça (Luizinho) – realizou a doação de cerca de 50 quilos de alimentos, arrecadados em jogo treino beneficente no último mês, para a Associação Terapêutica Novo Amanhecer (ATENA).
“Fazer o bem e promover situações em prol de entidades sociais e beneficentes de nossas cidades sempre foi uma das missões do Mafra Ferromax, que desde 2012 realiza este tipo de ação. Não basta obtermos bons resultados apenas dentro de quadra, temos que pensar que fora dela existem pessoas que podem ser impactadas positivamente através da força que representa a nossa equipe. Certamente vamos realizar mais ações como esta ao longo do ano, contando sempre com o apoio da nossa torcida”, ressaltou o supervisor Luizinho.
A ATENA
Associação Terapêutica Novo Amanhecer (ATENA) é uma instituição mafrense que oferece atendimento a dependentes químicos e seus familiares.
O serviço consiste especificamente em atender a população através do Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) para aconselhamento e orientação (adultos de todos os gêneros, adolescentes e familiares); acolhimento transitório residencial de no mínimo seis meses para adultos do sexo masculino; acompanhamento pós-acolhimento de seis meses; abrigamento transitório para quando o indivíduo quer iniciar o tratamento imediatamente, ou quando está em situação de rua.
A associação ainda opera o projeto de prevenção no ambiente escolar financiado pelo poder Executivo, através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA – Geração Atitude), além de realizar pelestras em SIPAT’s através de seus técnicos, quando solicitados.
“Realizamos o acolhimento humanizado buscando a equipe ser uma família funcional servindo como espelho aqueles que convivem conosco, tendo o amor e o conhecimento como base. Ética e transparência no uso e nos cuidados dos recursos recebidos, sejam eles públicos ou privados, sempre utilizando-os na melhoria e qualidade do serviço prestado”, explicou Fernanda Virmond, administradora da instituição.
De acordo com Edson Eckel, coordenador geral e responsável técnico da ATENA, a entidade oferece 37 leitos para acolhimento voluntário. “Atualmente mantemos contratos com as três esferas governamentais, dos 37 leitos que mantemos, 17 são financiados através de convênio firmando junto a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), no qual estamos no segundo ano. Com o município de Mafra, chegamos ao sexto ano de parceria, onde através da Secretaria Municipal de Saúde mantemos 10 vagas. E o Reviver/SC garante outras 10 vagas, onde mantemos um convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, sendo o primeiro ano com esta parceria. Este recurso do Estado esta sendo administrado pela Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), na qual fiscalizou e criou critérios de avaliação para as Comunidades Terapêuticas de SC, ficando a ATENA de Mafra entre as 10 mais bem pontuadas de Santa Catarina.”
CONHEÇA E AJUDE A ATENA
O Centro de Acolhimento e Triagem e Casa de Reinserção Social da ATENA estão localizados na BR-116, km 03, bairro Jardim América, ao lado do centro de serviços da Prefeitura de Mafra. A Comunidade Terapêutica (CT) está sediada na localidade de Rio Branco II. O telefone é (47) 3642-4264. Na internet, a entidade pode ser conhecida pelo site www.atenamafra.org.br ou no Facebook www.facebook.com/atenamafra.