A equipe de futsal Mafra Ferromax deu, na noite do último sábado (14), um importante passo rumo à grande final do Campeonato Estadual (Primeira Divisão) e também ao acesso para a Divisão Especial de 2016, vencendo por 3 a 2 a equipe de Pinhalzinho, no jogo de ida da semifinal geral da competição, que teve o comando dos árbitros Enemir Corozzola e Thiago Kempa.
O Mafra Ferromax iniciou a partida com os atletas: Darcio (goleiro), Alfredo (fixo), Maikinho (ala), Jardel (ala/capitão) e André (pivô).
GOLS
A equipe mafrense foi quem saiu na frente, aos 09min36seg, com gol de Andrey. Pinhalzinho pressionou e, aos 19min31seg, Rossatto conseguiu o empate.
O segundo tempo veio com a virada da equipe da casa, aos 11min57seg, com gol do pinhalense Airton. Na tentativa do empate, o Mafra Ferromax veio com Maikinho como linha-gol. Com o limite de faltas ultrapassado, a sexta falta coletiva de Pinhalzinho culminou na cobrança de tiro livre para a equipe mafrense. Leandro cobrou aos 18min24seg e balançou a rede igualando o placar.
Faltando 30 segundos para o final da partida, o pivô André foi quem assinou o gol da virada e da vitória mafrense. Fim de jogo, vitória do Mafra Ferromax Futsal por 3 a 2.
AVALIÇÃO TÉCNICA
Para o técnico mafrense Sandro de Oliveira Colvero, foi um jogo digno de uma semifinal de Estadual, com ingredientes de uma partida que decide vaga, entre duas equipes que se conhecem mutuamente e buscaram o gol a todo o momento: “A equipe pinhalense tem um bom jogo de velocidade e no princípio do embate imprimiram um ritmo forte como já era de se esperar, mas que foi bem controlado pela nossa equipe. Tivemos boa consistência defensiva e conseguimos alguns contra-ataques em que com chances de abrir o placar mais cedo. Equilibramos mais o jogo com relação à posse e conseguimos em um dos ataques abrir o placar com Andrey. Seguimos com uma defesa sólida e controlando os principais movimentos ofensivos do adversário, até que faltando 29 segundos para o final do primeiro tempo, em uma das raras desatenções de nossa defesa sofremos o empate. Na segunda etapa o equilíbrio prosseguiu mas nós tivemos as chances mais claras para passar a frente, até que na segunda metade do segundo tempo eles conseguiram passar a frente do marcador e nossa equipe voltou a atacar mais na busca do empate. Fomos para a situação de linha-gol e com bastante lucidez e competência para executar o que é treinado, conseguimos num dos movimentos a obtenção da sexta falta e consequente tiro livre que Leandro cobrou bem, como vem treinando, e converteu. Após nosso empate, o adversário se lançou ao ataque e cedeu espaço para que em um contra-ataque bem executado nós tivéssemos a ‘letalidade’ necessária para definir a importante vitória neste ‘primeiro tempo’ deste play-off.”
Sobre a vitória fora de casa, Sandro diz ser um passo significativo e importante, mas reconhece que não tem nada definido: “Teremos mais um confronto duríssimo em que deveremos fazer outro grande jogo, pois só assim conseguiremos carimbar a vaga para a final e o acesso à Divisão Especial de 2016. Nossa equipe está se comportando muito bem nestes jogos decisivos e eliminatórios, pois está jogando de forma concentrada, determinada e lúcida. E é assim que devemos tentar repetir bom desempenho, pois sabemos que só assim e com apoio do nosso torcedor é que poderemos transformar o sonho da vaga em realidade”, concluiu o treinador do Mafra Ferromax Futsal, já convocando a torcida mafrense para o jogo deste sábado (21).
VANTAGEM
A vitória do Mafra Ferromax na casa do adversário proporcionou certa vantagem à equipe, que joga pelo empate no tempo normal na partida de volta da semifinal, que acontece neste sábado (21). Se o Mafra Ferromax for derrotado no tempo normal, a partida vai para a prorrogação, onde a equipe mafrense ainda joga pelo empate.
Para se classificar, a equipe de Pinhalzinho terá que vencer o tempo normal, levando a partida para a prorrogação, onde também somente a vitória lhe interessa.
INVASÃO DE QUADRA E AGRESSÕES
Uma infeliz invasão de quadra por parte de um torcedor pinhalense, que agrediu um dos árbitros, deu início a uma lamentável e vergonhosa cena no Centreventos Lourenço Aloisio Floss. Na sequência, um atleta pinhalense iniciou agressão contra atletas de Mafra, onde demais membros da equipe entraram na confusão. Nesse momento, mais torcedores invadiram a quadra e partiram para a violência, gerando um tumulto generalizado.
Apenas quatro seguranças particulares cuidavam do evento, onde não havia nenhum policial militar. Ao ser acionada, a Polícia Militar informou estar sem efetivo para um pronto atendimento, levando cerca de 15 minutos para chegar no local.
Com a chegada da PM, após dispersão da confusão, o ônibus do Mafra Ferromax e um carro da torcida seguiram viagem escoltados por duas viaturas.
Com relação a segurança no evento, fica a discussão de que, no Regulamento do Campeonato Estadual, são exigidos “seguranças”, o que não obriga a presença da Polícia Militar necessariamente para que se inicie a partida.
Apesar de algumas pequenas agressões sofridas por alguns atletas e membros da comissão técnica, todos estão bem e os trabalhos para a decisão do semifinal serão retomados nesta terça-feira (17).
O Mafra Ferromax Futsal lamenta os fatos ocorridos e aguarda as devidas providências por parte das entidades responsáveis. A equipe esclarece ainda que as atitudes de violência partiram de alguns torcedores e atletas pinhalenses, onde de forma alguma generaliza todo o plantel e torcida anfitriã. Afinal, muitos atletas, torcedores, dirigentes e até o prefeito da cidade, presente no ginásio, se desculparam e lamentaram os fatos ocorridos.
PRÓXIMO COMPROMISSO
Neste sábado (21), às 20h30min, o Mafra Ferromax Futsal recebe no Ginásio de Esportes Wilson Buch a equipe de Pinhalzinho para o jogo de volta da semifinal do Estadual, valendo vaga para a final e também para a Divisão Especial 2016, visto que os dois finalistas terão acesso à elite do futsal catarinense.
Os ingressos para este tão importante jogo estão à venda nas Lojas Susin, localizadas em dois endereços: Praça Hercílio Luz, no centro e ruas Tenente Ary Rauen, Alto de Mafra.