O futebol catarinense que já teve quatro representantes na Série A, do Campeonato Brasileiro de 2015 (Chapecoense, Figueirense, Avaà e Joinville), na época mais que os times cariocas, têm mais uma proeza em sua história no futebol brasileiro.
O Blumenau Esporte Clube, no dia 29 de julho de 1989 , fez uma das partidas mais importante de sua história, desde que foi fundada em 19 de julho de 1919. O BEC do técnico Zé Carlos Paulista, entrava em campo no maior estádio do mundo (Maracanã), em partida memorável pela Copa do Brasil.
O adversário do BEC era nada mais, nada menos, que o poderoso Flamengo do técnico Telê Santana, tinha no elenco o craque consagrado Zico. O BEC ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil, com o vice-campeonato catarinense de 1988.
O BEC conseguiu outra proeza nesta Copa do Brasil, que já teve como campeão, uma equipe catarinense. Foi o Criciúma no ano de 1991, contra o Grêmio Portalegrense, após dois empates, 01 a 01 em Porto Alegre (30/05) e 00 a 00 no estádio Heriberto Hulse em Criciúma no dia 02 de junho.
O BEC, antes de enfrentar o Flamengo, passou pelo Operário de Mato Grosso do Sul, na primeira fase. No primeiro jogo em Blumenau, empate em 01 a 01. No jogo da volta no Mato Grosso do Sul, quando todos já previam uma desclassificação, uma vitória heróica em Campo Grande, 01 a 00.
O BEC enfrentou nas oitavas de finais o poderoso Flamengo, com jogadores consagrados no plantel, o goleiro Cantarele, o lateral esquerdo Leonardo, os meios campistas, Zico, Zinho, Marcelinho e Airton e os atacantes, Alcindo e Bujica.
No primeiro jogo no estádio do Sesi em Blumenau (26/07/1989) a cidade parou, para este confronto histórico para o BEC. O Flamengo com gols de Zico, Nando e Alcindo, venceu por 03 a 01, descontando Walbert, para o tricolor catarinense.
O BEC, três dias depois (29/07), realizou o jogo de volta no Rio de Janeiro, precisando de um milagre, onde conforme regulamento, previa gols dobrados fora de casa, portanto somente uma goleada o classificaria a terceira fase.
Mas o BEC não tinha o que reclamar, pois se fosse ao regulamento atual da Copa do Brasil, como perdeu o confronto de ida em Blumenau, este jogo histórico no Maracanã, não teria acontecido.
O Flamengo devolveu o mesmo placar do jogo de ida em Blumenau (03 a 01), com gols de Bujica (02) e Zinho, descontando o atacante Veneza aos 28 minutos do segundo tempo.
Flamengo que depois eliminou o Corinthians e caiu nas semifinais para o campeão Grêmio (venceu o Sport Recife na final por 02 a 01), enfrentou o BEC no Maracanã, com: Cantarele, Leandro Silva, Márcio Rossini, Rogério e Leonardo; Marquinhos (Marcelinho), AÃlton e Zico (Renato Carioca); Alcindo, Bujica e Zinho. Gols: Bujica (2) e Zinho.
FLAMENGO É DERROTADO EM AMISTOSO PARA O BEC – Mas não foi o primeiro jogo do Flamengo em Blumenau. O Flamengo de Zico, pisou no estádio do Sesi, num jogo amistoso no dia 30 de julho de 1985.
Num amistoso histórico, diante de 10.276 torcedores que lotaram o estádio do Sesi, para ver o Galinho de Quintino e Cia em ação, o Blumenau Esporte Clube (BEC) venceu o Flamengo por 1 a 0, em jogo amistoso, com um gol de Mário.
No dia 06 de junho de 1991, ocorreu mais um jogo amistoso em Santa Catarina no estádio Aderbal Ramos da Silva em Blumenau, com vitória do Flamengo por 01 a 00. Gol: Djalminha.
SÉRIE C – O ano de 2019 foi marcado por mais um rebaixamento na história do Blumenau. Com problemas fora do campo, mas que refletiu nos gramados, o clube é rebaixado para a terceira divisão do campeonato estadual de 2020.