Entre os dias 5 e 6 de agosto o municÃpio de Caetanópolis, em Minas Gerais, acabou sediando o Campeonato Brasileiro de Enduro e Paraenduro Equestre. O evento aconteceu no Haras Minas Gerais Endurance e contou com a participação de LuÃs Gustavo de Oliveira, aluno da Escola Alice Santana Pinto, a APAE do Quitandinha.
Montando a égua Lindassa na categoria Paraenduro, o estudante quitandinhense conquistou o terceiro lugar na competição que reuniu atletas dos estados de São Paulo, BrasÃlia e também de Minas Gerais. Neste campeonato, LuÃs Gustavo representou a Região Metropolitana de Curitiba e a APAE de Quitandinha.
Presente no evento, o secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba, Neco Prado, valorizou a conquista do atleta e também enalteceu a realização da competição. “Neste momento esportivo pelo qual estamos passando com a realização das OlimpÃadas, precisamos valorizar modalidades que também fazem bem para crianças e adolescentes com deficiência. É muito gratificante ver a dedicação destes atletas e esse resultado nos deixou muito felizâ€, comentou ele.
O Paraenduro Equestre é praticado por pessoas com uma ou mais deficiência, na modalidade Regularidade. O paratleta deve ter a partir de 11 anos de idade. Podem participar pessoas com doenças psÃquicas e/ou psicológicas, além de com deficiência fÃsica, intelectual, visual, auditiva, motora e múltipla.