No último dia 29 de junho, com a presença do mestre Chiran Castro, supervisor técnico da Federação Paranaense de Karatê, tendo por local Barraco da Bola, aconteceu o exame de trocas de faixas dos alunos/atletas da Associação Sol Nascente de Karatê.
Associação Sol Nascente de Karatê há 33 anos em Rio Negro, tem a frente o professor Sensei Drogildo Ferreira de Lima, onde participaram desta troca de faixas um total de 49 karatekas, divididos nas categorias mirim, juvenil, cadete e adulto.
A troca de faixas é realizada a cada seis meses, onde se inicia com a faixa branca, passando para a cinza, amarelo, laranja, azul e verde, tendo por local a Associação Sol Nascente em Rio Negro. As faixas roxas, marrom e preta, onde os atletas são preparados para chegarem nesse grau maior, são realizadas pela Federação Paranaense de Karatê.
Dentre estes 49 karatekas que fizeram o exame de trocas de faixas, seis alunos do 1º ao 5º ano, que fazem parte do projeto da Prefeitura Municipal de Rio Negro e IRBEM com a escola municipal Ana Zorning, tem a frente à diretora Veridiane Aparecida Veiga Alves.
A prática do Karatê traz benefícios inestimáveis para a criança e o adolescente, pois se forem bem orientados e motivados, será um grande passo para evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde.
Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Esporte Karatê auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança e do adolescente, desenvolvendo o respeito, a capacidade de concentração e melhoria nas relações humanas em geral.
Com relação ao aspecto físico, ele estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.