Na última sexta-feira (13), o ultramaratonista riomafrense Sérgio Rodrigo da Costa Pires participou da “Ultra Maratona 100 Quilômetros Serra do Mar”, em Morretes-PR, conquistando a segunda colocação na classificação geral. O atleta representou as cidades de Rio Negro e Mafra e relatou ao portal Click Riomafra como foi a corrida.
A largada foi noturna (às 22h) e com muita chuva. O trajeto da ultramaratona ocorreu em estradas de chão batido, com pedras soltas e muitas subidas e descidas. Já no primeiro trecho foram aproximadamente 4 km de subidas intermináveis, onde era praticamente impossível correr, mas para quem treina em Rio Negro e Mafra, onde há muitas subidas, é possível correr em qualquer lugar, conforme comentou o atleta.
Após o primeiro trecho de subidas veio uma forte descida de praticamente 7 km. Essa mesma descida o atleta iria subir no último trecho da prova. Sérgio participou na categoria Survivor, onde o corredor deve ser autossuficiente na maioria do percurso. Prova muito difícil, terreno muito irregular e escuridão durante toda a madrugada. Alguns participantes não conseguiram completar a prova por motivos de saúde e lesões ocasionadas pelas irregularidades do terreno, e também pelas condições climáticas não muito favoráveis, pois a largada foi abaixo de chuva e trovoadas.
Amanheceu e o sol apareceu forte. A temperatura logo se elevou e o clima ficou abafado. “O último trecho foi complicado. A descida de 7 km tinha se transformado em subida, agonizante, dores nas pernas e nos braços, mas a mente estava forte, eu não podia desistir. Minha família estaria me esperando na linha de chegada, e também com a responsabilidade de não frustrar os meus apoiadores, tirei forças não sei de onde e consegui completar a prova em 11 horas e 57 minutos, chegando em 2º lugar na classificação geral, inclusive a frente de corredores que estavam com carros de apoio”, relatou o atleta.
Sergio agradece aos seus apoiadores, que tornaram a sua participação e a conquista no evento possível: “Gostaria de agradecer aos meios apoiadores, onde sem eles não teria conseguido completar esse desafio sorrindo. Obrigado a Oxy Academia pelos treinamentos referentes ao fortalecimento muscular para eu aguentar várias horas correndo. Obrigado a Nutri Brasil Suplementos pelo auxílio na suplementação para os treinos e corridas. Corri com um tênis de primeiro nível doado pela Rilex Calçados, onde fez toda a diferença no trajeto irregular. Agradeço também ao site Click Riomafra, a Dipães e a nutricionista Leticia Hacke da Clínica Santa Maria, que auxilia na alimentação e hidratação”.
O ultramaratonista ainda necessita de novos apoiadores. Quem desejar apoiar pode entrar em contato através do número (47) 9 8405-4039. O próximo desafio de Sergio será no dia 9 de dezembro, onde correrá por 24 horas no Recanto Marista em Almirante Tamandaré-PR.